Notícias

Mulheres do Projeto Orquídea recebem orientações sobre cooperativismo

11/09/2015

As mulheres do Projeto Orquídea, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, participaram de uma palestra sobre cooperativismo. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (09), no salão da Igreja Luterana, no bairro Aldeia. O objetivo da reunião foi incentivar as potencialidades de cada mulher para manter o grupo de artesanato no bairro, já que o projeto fica por três meses em cada localidade.

A articuladora social do Sesi, Graziela Pilatti de Lima, fez atividades com as mulheres para estimular o trabalho em equipe e o cooperativismo. “Durante o trabalho em grupo, elas imaginaram como manter uma lojinha e obter mais renda com seu trabalho. O que mais me chamou a atenção foi que muitas estavam em casa, doentes, com depressão e encontram no grupo um apoio. Aprendendo a produzir artesanatos, elas melhoram a autoestima, compartilharam relacionamentos, fortaleceram amizades e ainda podem ter uma renda extra”, destaca.

As participantes do projeto já assistiram uma palestra sobre orçamento familiar, que ensinou como contabilizar as receitas da casa, além dos lucros e despesas com a produção do artesanato. “Quando chegamos aqui no bairro, elas não sabiam produzir nenhum artesanato, agora já fazem e vendem cachecóis, chinelos, bolsas e porta-pano de prato, por exemplo. Faltava um incentivo para manterem o trabalho conjunto e foi isso que a palestra do cooperativismo trouxe. Esperamos que elas se unam e aumentem as produções”, informa a coordenadora dos cursos da Secretaria da Mulher, Sirlei Angelita Gadens.

A dona de casa Sonia Maria Rubilar Soares gostou da iniciativa da Secretaria da Mulher em levar o projeto para o bairro. “Eu achei que não ia aprender a fazer nada, mas chegando aqui as professoras me ensinaram com muito carinho. Eu gosto muito do projeto porque além de aprender coisas novas, ele contribui para o aumento da nossa autoestima”, relata.