Notícias

Mostra “Experiências Criativas” celebra o talento e a cultura de Guarapuava

28/08/2023

Evento reuniu os alunos das diversas oficinas culturais da Secult em uma noite de apresentações. 

 

A rica expressão artística e cultural de Guarapuava foi celebrada com entusiasmo na mostra “Experiências Criativas”, organizada pela Secretaria de Cultura (Secult).  O evento, realizado no Teatro Municipal Marina Karam Primak na última sexta-feira (25), foi uma oportunidade para os alunos exporem e apresentarem seus trabalhos realizados nas diversas oficinas culturais oferecidas pela Pasta.

 

“Desde sua oficialização em maio do ano passado, a Secult tem trilhado um ano de realizações marcantes, fomentando uma efervescência cultural na cidade. Agora, pela primeira vez, a comunidade teve a oportunidade de desfrutar de um evento exclusivamente dedicado a exibir as criações oriundas das oficinas que promovemos reunidas de uma vez só”, afirmou Cristhian Lucas, diretor do Departamento de Políticas Culturais da Secretaria de Cultura. Cristhian também ressaltou a importância desse evento: “É a chance de os pais verem o progresso dos seus filhos”.

 

Gabriela Oliveira, coordenadora do Teatro Municipal, compartilhou sua experiência como professora de uma das oficinas: “Na oficina de dança experimental do teatro, estamos reunindo um grupo diversificado, composto por crianças, adolescentes, mulheres e homens. Nosso foco principal, mais do que formar profissionais da dança, é proporcionar a todos uma vivência ampla com uma variedade de ritmos. Queremos oferecer aos alunos a oportunidade de explorar diferentes estilos, permitindo que eles descubram aquele que mais ressoa com eles”.

 

A atividade cultural das oficinas do município envolve mais de 250 crianças, jovens e adultos, abrangendo não apenas as oficinas tradicionais, mas também iniciativas como a de Dança de Salão dos Servidores e a Banda da Secult.

 

A mostra, que contou com a participação exclusiva de convidados dos alunos, criou um ambiente intimista e acolhedor, uma vez que para muitos essa foi a primeira apresentação pública. Sabrina dos Santos, de 17 anos, que começou a oficina de Jogos Teatrais há seis meses, compartilhou sua jornada libertadora no teatro.

 

“Participar da oficina tem sido uma experiência libertadora para mim. No teatro, não estamos apenas interpretando personagens, mas também explorando nossos próprios sentimentos. Se estou estressada, posso canalizar isso para o meu personagem […]. Hoje foi a minha primeira vez apresentando em público… No começo, estava muito nervosa por ser a primeira vez, mas quando me sentei lá, percebi que me senti em casa, à vontade. Eu tinha receios de ficar nervosa e de esquecer minhas falas, mas foi o contrário, me senti à vontade, tranquila. Olhava para as pessoas ao meu redor e pensava: ‘Uau, eu realmente consegui, não é?'”, discorreu.

 

O evento abraçou uma noite repleta de atividades inspiradoras, incluindo, além das performances ao vivo que incluíram dança, jogos teatrais, coral e violão, também exposições de artes visuais, crochê e bordado, que são realizadas nos diversos espaços culturais da cidade, como a Casa da Leitura, CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificados), Teatro Municipal e Casa da Cultura. Entre as oficinas presentes estavam Crochê, Bordado, Dança de Salão, Charge Caricatura, Jogos Teatrais, Violão, Laboratório de Artes Visuais, Aprendiz do Coral, Dança Experimental e Dança de Salão dos Servidores, além da Banda Secult.

 

Acesse a galeria completa do evento, AQUI.