Notícias

Mostra de Arte Popular apresenta a diversidade cultural paranaense

19/10/2018

Arte é minha vida. Sem ela eu não existo. A frase do artista Wellington Castro ilustra o sentimento dos participantes da II Mostra de Arte Popular do Paraná, que aconteceu em Guarapuava esta semana, com palestras, mesa-redonda, exibição de documentário, apresentações de dança e música e feirinha de artesanato. “A arte, em geral, tem um valor muito grande para mim e o Teatro Municipal de Guarapuava, um lugar tão bonito e estruturado, é mais um espaço para eu viver tudo isso”, destacou Wellington, integrante do grupo Hustle Rockers, de Cascavel.

O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, trouxe para Guarapuava as diversas manifestações culturais do Paraná e até outros estados, como Pernambuco. Uma pluralidade de dança, música e arte em geral. “Com esse evento, além de divulgarmos nossa cidade, criamos um ambiente de troca cultural muito grande, com muita diversidade e, claro, muita alegria”, enfatizou a secretária de Educação e Cultura de Guarapuava, Doraci Senger Luy.

Na última noite do evento, nesta quinta-feira (18), pessoas de todas as idades, com roupas coloridas, produções coreográficas e sorriso no rosto, trouxeram ainda mais vida ao Teatro Municipal de Guarapuava. No palco, o grupo de dança Fogança, de Maringá, mostrou a tradição cultural afro-brasileira. Já os grupos de hip hop Houstle Rockers e Sul Real apresentaram a cultura dos subúrbios.

Além das apresentações, artesãos de diversas cidades divulgaram e comercializaram diversos artigos, ao artesanato até quadros e esculturas. Coordenadora da Casa do Artesanato de Araucária, a artesã Maria de Lourdes, trouxe enfeites decorativos, como minicasas de madeira, ovos decorados, porta-incensos, anjos, índios, entre outros. “Eventos como esse têm valor não só pela oportunidade de venda, mas pelas pessoas e pelas parcerias que você cria. A cada feira tenho mais vontade de continuar participando”, concluiu.

Publicado em: 19/10/2018