Morro Alto é a 10ª UBS reformada entregue aos moradores de Guarapuava

12/12/2015

Dando continuidade às inaugurações das UBS (Unidades Básicas de Saúde) que estão passando por reformas e ampliação no município, a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Saúde, entregaram à comunidade, na tarde deste sábado (12), a UBS do Morro Alto. Esta é a 10ª unidade entregue à população, outras seis estão em obras. “Lutamos dia após dia por excelência na gestão em saúde. Além das reformas das unidades básicas estamos fazendo um dos maiores investimentos na área que Guarapuava teve até hoje. Agora, com as novas UBS, os moradores não precisam mais sair do seu bairro e ir até o centro enfrentar filas para serem atendidos. Isso é respeito com o cidadão e demonstra o nosso comprometimento com todos os guarapuavanos”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Agora a população conta com dois novos consultórios e mais dez salas de atendimentos para vacinas, pediatria, fonoaudiologia, nutricionista, urgências, emergência e reunião, além de sala para agentes comunitários, recepção ampliada e mais acessibilidade, bem como novos equipamentos. Entre as melhorias, foi feita a troca do telhado e instalação de banheiros adaptados. A unidade atende cerca de oito mil pessoas do Morro Alto e de localidades próximas, oferecendo aos pacientes mais conforto e segurança.

De acordo com a secretária de Saúde, Renata Araújo, Guarapuava hoje tem um reconhecimento nacional pela prestação de serviço na saúde pública. “Nossa cidade foi reconhecida com o melhor sistema de saúde pública entre os municípios de médio porte do Paraná e 17º do Brasil. Ficar em primeiro lugar, é uma honra, pois é um reconhecimento do nosso trabalho, reflexo do empenho, dedicação e comprometimento de toda a equipe da saúde municipal, que vem realizando um trabalho com competência e responsabilidade, surtindo efeitos positivos”, enaltece.

A população mais uma vez compareceu em grande número para acompanhar e prestigiar o evento. Teresinha Portela, que mora no Morro Alto há 30 anos, sempre que necessário utiliza os serviços oferecidos pela UBS. Durante a inauguração, a aposentada fez um tour pela unidade e ficou encantada com todas as novidades. “Eu nunca vi uma unidade de sáude tão linda como esta. São tantas novidades que a gente fica ansiosa para vê-la funcionando e atendendo as pessoas. Vou contar para todos sobre as novidades, principalmente sobre a sala de fisioterapia, o novo consultório odontológico e a farmácia, que está recheada de remédios. Estou muito feliz, pois sei que minha família e todas as pessoas que moram por perto terão um cuidado excelente. O prefeito está de parabéns”, disse.

Durante a inauguração foram oferecidos serviços como orientações sobre os projetos de assistência social e sobre saúde, aferição de pressão e verificação da glicose, entre outros. Também estiveram presentes no evento secretários municipais, vereadores e a deputada estadual Cristina Silvestri. “É uma satisfação participar de mais uma entrega de UBS reformada e ampliada. Guarapuava está vivendo um período de transformação, principalmente na saúde. Além das excelentes reformas nas unidades de saúde, Guarapuava já foi contemplada neste ano com o curso de medicina e odontologia, além do Hospital Regional e Centro de Especialidades. Nada foi por acaso, pois o município tem um prefeito que luta pelo seu povo, e  acima de tudo, tem uma equipe comprometida com a população”, finalizou Cristina Silvestri.