Moradores do Rio das Pedras prestigiam inauguração da Unidade Básica de Saúde

22/01/2014

Moradores do Rio das Pedras prestigiaram a inauguração da UBS Rio das Pedras, na manhã desta quarta-feira (22). Queriam conhecer o espaço que estava sendo entregue pelo prefeito Cesar Silvestri Filho dentro dos padrões necessários para atender a população com qualidade e dignidade. Bem diferente do que ocorria há mais de 20 anos. A população era atendida em uma sala na Escola Municipal do Campo Lídia Scheidt Curi. “É muito triste para uma mãe ver o filho com febre de 39 graus e ter de esperar em uma fila para ser atendido. Mas, com uma unidade nova e um médico em tempo integral, ficamos tranquilos e seguros”, relata a dona de casa Lourdes Nogueira, que muitas vezes preferia ir até o Guará, distante 12 km da comunidade, para receber atendimento.

Doralina dos Santos Chaia, moradora do Rio das Pedras há mais de 10 anos, aguardava o momento em que seria atendida em um local com estrutura adequada, equipamentos, médico em tempo integral, dentista e enfermeiros. “Antes éramos atendidos em uma sala na escola. Estávamos esquecidos. Com a presença do médico, vamos poder iniciar tratamentos e ter acompanhamento com mais conforto e perto de casa. A nova gestão está melhorando e mudando a nossa realidade”, afirma. Enfermeira há mais de 16 anos no Rio das Pedras, Marli de Fátima Ferreira Xalõ, também comemora a mudança. “Acompanho a realidade dessa região. Nós fazíamos o que estava ao nosso alcance, mas faltava estrutura e médico. Estou muito feliz porque um novo espaço e novos equipamentos melhoram, inclusive, o desempenho do nosso trabalho”.

O prefeito Cesar Filho ressaltou que a estrutura física da UBS representa uma parte de um atendimento digno e de qualidade. O diferencial da atual administração, segundo ele, são os profissionais que atuam com dedicação e seriedade. “A inauguração da unidade, que garantimos com recursos próprios, é uma das ações que integram as melhorias que estamos proporcionando à saúde de Guarapuava. Vivemos uma nova realidade na qual não podemos permitir que os guarapuavanos sejam atendidos em uma sala improvisada. Agora, todos serão beneficiados, moradores e funcionários”, destaca.

Reforma e ampliação de 12 unidades

Cesar Filho também falou sobre as obras de adequação e ampliação de 12 unidades básicas de Saúde, com investimentos dos governos Federal e Municipal. Segundo o secretário de Saúde, Stefan Negrão, todas vão atender as exigências da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “As unidades não seguem um padrão definido e algumas foram feitas em pré-moldado, como a do Guará e a do Xarquinho, que precisam ser demolidas e construídas novas estruturas. Esse é o resultado de uma administração séria, que coloca as pessoas em primeiro lugar”, ressalta.