Notícias

Moradores da Palmeirinha contarão com ambulância

19/04/2016

Visando melhorar a saúde no município, a partir do dia 8 de maio, os moradores do Distrito da Palmeirinha estarão amparados no horário em que a Unidade Básica de Saúde está fechada, com uma ambulância. O anúncio foi feito pelo Prefeito Municipal de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho. “Temos um compromisso com a saúde do município. No início da administração renovamos a frota dos veículos da saúde para melhor atender os pacientes. Agora, trazer a ambulância para a Palmeirinha é garantir que os atendimentos mais urgentes sejam realizados de maneira mais ágil”, disse Cesar Filho.

A ambulância estará disponível para a população das 19h até às 7h e nos finais de semana 24h. “Quando não tiver atendimento na unidade de saúde, a ambulância poderá ser acionada, mas relembramos que ela atenderá os casos urgentes. Isso dará mais segurança para os moradores”, completou o Prefeito.

Isabel Ferreira Schrinder mora há 21 anos na Palmeirinha e comemorou o anúncio. “Vai ser mais rápido do que chamar o Samu ou esperar algum amigo levar a gente até a emergência. Agora vai ajudar ainda mais as pessoas aqui da comunidade”.

 

Casos de Urgência e emergência

A ambulância da Palmeirinha vai atender os casos de urgência e emergência apenas, pois estes são os casos de prioridade. Mas você sabe o que é um caso de urgência e emergência?

As emergências são aquelas em que o paciente tem risco de morte iminente e precisa de atendimento imediato, como suspeita de fraturas, sangramento volumoso, suspeita de infarto, entre outros. Já as urgências são aquelas em que o paciente não possui risco de morte iminente, mas precisa de atendimento médico urgente, tal como pressão alta, dor de barriga muito intensa e acidentes com animais venenosos.