Notícias

Moradores agradecem os benefícios da Feira Solidária em Guarapuava

24/09/2015

“Não é só o alimento que faz a diferença, é o bom atendimento e o incentivo. Aqui ganhamos o pão, isso é economia no gás”, ilustra a dona de casa Silvia Mara Santos, 34 anos. Moradora do Distrito de Entre Rios, ela vive com o filho e o marido na Colônia Vitória. Silvia está entre as mais de cinco mil pessoas beneficiadas pela Feira Solidária, programa da Prefeitura de Guarapuava, que promove a troca de cinco quilos de materiais recicláveis por um quilo de alimentos frescos direto do campo. Satisfeita com a iniciativa, a dona de casa escreveu um poema intitulado Reciclando Vidas, relatando e agradecendo os benefícios que a feira trouxe à família. “Foi uma das melhores ações que fizeram por nós, pois gera economia no bolso e melhora nossa saúde. Escrevi como uma forma de agradecer”, completa.

De acordo com o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, o retorno do público é importante, pois contribui com o aperfeiçoamento da feira. “As pessoas estão satisfeitas com a iniciativa, mas nosso objetivo é sempre melhorar, ampliar a variedade de alimentos, entre outros benefícios”, explica Vezzaro, que comenta o bilhete de agradecimento. “Trabalhamos pensando em levar o alimento à população, garantir renda ao pequeno agricultor, bem como preservar o meio ambiente. Por isso é uma satisfação fazer a diferença no dia a dia das pessoas e nos emociona esse reconhecimento”, conclui o secretário.

Em nove meses, a Feira Solidária evitou que mais de 300 toneladas de resíduos recicláveis fossem despejados na natureza. Parceria entre as secretarias de Agricultura, de Meio Ambiente e de Assistência Social, a feira gera renda extra aos produtores rurais de Guarapuava, despolui o meio ambiente e proporciona mais qualidade de vida aos moradores. O projeto, que beneficia cerca de 210 famílias em cada dia da ação, é realizada sempre às quintas e sextas-feiras, em locais antecipadamente divulgados. Atualmente, o projeto atende 11 locais: Adão Kaminski, Vila Bela, Xarquinho, Boqueirão, Colibri, Paz e Bem, Residencial 2000, Jardim das Américas, Conradinho e os distritos da Palmeirinha e de Entre Rios.