Migração de sistemas deixará serviços da Prefeitura fora do ar

09/08/2021

O Município de Guarapuava está modernizando o atendimento ao cidadão e as atividades na Prefeitura, no Instituto de Previdência – GuarapuavaPrev, na Fundação Proteger e em diversos setores internos, com a implantação de um novo sistema de gestão pública. O software utilizado atualmente, funcionava no modelo de cliente-servidor. Já com o novo sistema, funcionará como hospedagem em nuvem e em uma linguagem mais moderna. A migração dos dados ocorrerá do dia 23 e vai até o dia 27 de agosto.

Essa iniciativa é uma maneira de dar mais transparência e otimizar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão de Guarapuava. Teremos um controle mais eficaz e seguro, e nossos colaboradores terão uma ferramenta moderna e mais prática para desenvolver seu trabalho”, disse a secretária de Administração, Doraci Senger Luy.

Para o cidadão, o acesso ao novo sistema trará economia de tempo e praticidade, com o acesso aos serviços pelo site da prefeitura, sem precisar se deslocar até o setor responsável no órgão público. Segundo o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) do município, Luiz Augusto de Abreu, os servidores e usuários externos, como engenheiros, contadores e arquitetos, passarão por treinamento presencial e/ou remoto para conhecer a nova ferramenta. Ainda segundo ele, a plataforma será uma opção rápida e prática, evitando retrabalhos. “O novo sistema possibilitará maior segurança, agilidade, compartilhamento e disponibilidade da informação em tempo real e é mais um passo do Programa Guarapuava Digital”, ressalta.

Sendo assim, devido  a migração, apenas a emissão de nota fiscal eletrônica, continuará sendo feita. Os demais serviços como protocolo web, emissão de certidões, IPTU, tanto no site quanto atendimento presencial, estarão suspensos.