Notícias

Mesmo com chuva, feira mensal da XV começou nesta sexta-feira (08)

08/09/2023

A feira que começou hoje, passa por sábado e vai até o domingo, ocorrendo das 10h até as 18h.

 

A tradicional Feira Mensal da XV, edição do mês de setembro, começou nesta sexta-feira e traz muitas opções de artesanatos e produtos alimentícios para os guarapuavanos e visitantes da região.

 

Promovida mensalmente pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, a Feira tem como objetivo principal oportunizar às empreendedoras e empreendedores da cidade divulgar e comercializar os seus produtos, que são feitos de maneira artesanal, promovendo o talento e a criatividade dos artesãos locais.

 

A feira que ocorre no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Praça Nove de Dezembro, conta com artesãos expondo diferentes tipos de trabalhos, muitos exclusivos, como chaveiros, joias artesanais, objetos de decoração, móveis em madeira, além de alimentos doces, salgados, geleias e bebidas.

 

Para a artesã da “Lembranças de Guarapuava”, Helena Dziurza, além da renda que o artesanato traz para sua vida, os trabalhos manuais são como uma terapia.

 

“Eu particularmente gosto muito desses trabalhos manuais e como eu sou uma pessoa já aposentada, para ‘mim’ é uma terapia, além de um complemento de renda. A Feira me ajuda em todos os sentidos, até com a minha própria saúde. E mesmo com a chuva nós estamos aqui, amanhã vai ter mais um grupo e domingo nós voltamos novamente.. A gente está também com os nossos artesanatos no Produtos da Terra e Economia Solidária, lá no mercado da rodoviária às quartas-feiras”, relatou Helena.

 

Merydiane Pinheiro, artesã da “acar.arte”, que produz bordados a mão livre, contou que a Feira Mensal a ajuda na sua divulgação, para que mais pessoas tenham acesso ao seu trabalho.

 

“Eu participo da Feira já faz uns quatro meses e, atualmente, ela me ajuda como complemento na minha renda, mas também tem me ajudado bastante, especialmente na divulgação, para que mais pessoas conheçam o meu trabalho. Estaremos aqui, então, hoje, amanhã e domingo, a partir das dez horas da manhã até às dezoito horas, com produtos variados e alimentos deliciosos. Espero que venham todos conferir”, comentou Merydiane.