Notícias

Mesmo com a vacina, é preciso manter o protocolo básico

30/03/2021

Apesar das persistentes informações nos meios de comunicação, muita gente ainda acha que a vacina será suficiente para a volta à normalidade e muitos já abrem mão da proteção com o uso de máscara, do álcool em gel e do distanciamento social.

 

O chefe da Divisão de Vigilância  Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Guarapuava, Hiagor Silva, alerta que, “enquanto houver o estado de pandemia, estabelecido em  março de 2020, é necessário que todas as pessoas continuem seguindo as medidas sanitárias recomendadas. Isso inclui os indivíduos que já tiveram Covid-19 e também aqueles que já foram vacinados parcialmente ou que receberam a segunda dose. Hiagor ainda lembra que nenhuma vacina confere 100% de proteção contra nova infecção do vírus.  Além disso, ainda não se sabe se as pessoas que foram vacinadas ou que já contraíram a doença, voltando a entrar em contato com o vírus, se podem ser agentes transmissores ou não, mesmo que não apresentem os sintomas, finaliza Hiagor.”

 

“ Temos muita gente para vacinar.  Esperamos que o governo federal possa enviar o mais rápido possível mais doses. O que veio até agora ainda é pouco para as  necessidades do município.  Mesmo assim a Campanha Guarapuava Imunizada , avança ”, conclui  Chayane Andrade, Coordenadora da Campanha.