Notícias

Merenda escolar proporciona hábitos alimentares saudáveis a alunos do município

24/07/2015

Todos os dias, em Guarapuava, mais de 18 mil alunos recebem uma alimentação saborosa, balanceada e nutritiva. Na rede municipal de ensino de Guarapuava, a merenda atende as necessidades alimentares de crianças e adolescentes das escolas e Cmeis. “Nossos cardápios são elaborados e acompanhados por profissionais de nutrição. Fazemos a visita bimestral em cada escola, para verificarmos o preparo dos alimentos e a higienização da cozinha”, garante a diretora do Departamento de Merenda Escolar Municipal, nutricionista Laura Maria Iatskiu Vasconcelos, destacando que a Secretaria de Educação e Cultura também possui preza pelo armazenamento correto dos alimentos antes do preparo e a adequada logística de entrega nas instituições educacionais.

O departamento atende as escolas no turno e contraturno escolar. São servidas cerca de 28 mil refeições diárias. Muitos alunos fazem até quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Segundo Laura Maria, além dos alimentos adquiridos através de licitações, o departamento acrescenta  produtos da agricultura familiar, que garantem as crianças melhor desenvolvimento e também renda extra no campo. “Os cardápios são diversificados, contendo frutas, verduras, legumes, carne, arroz, feijão, entre outros alimentos importantes para a saúde e o crescimento das crianças. Aqui, no Cmei, os alunos passam boa parte do dia, portanto recebem uma alimentação balanceada e nutritiva”, opina a diretora do Cmei Bonsucesso, Sandra Regina Bassani.

Para os pais, saber que o filho está sendo bem cuidado e alimentado adequadamente é motivo de satisfação. A operadora de telemarketing Patrícia Aparecida Gutubir do Amaral, 36 anos, diz que está tranquila, pois sabe que o pequeno Matheus recebe uma alimentação nutritiva. “Faz dois anos que meu filho participa das atividades desenvolvidas no Cmei. Ele e as demais crianças recebem uma atenção especial, principalmente na alimentação, que é de boa qualidade. Nós, mães, ficamos aliviadas e felizes”, relata a moradora do bairro Bonsucesso.