Notícias

Mercado Municipal Produtos da Terra é inaugurado em Guarapuava

18/12/2019

“Preciso trabalhar em dois empregos para me sustentar, na venda de artesanato e em um hotel. Agora, com um espaço para oferecer os meus produtos, vou ter uma renda garantida e fixa para ajudar meus filhos”, disse a artesã Raquel Pereira Machado, que venderá as peças de crochê no Mercado de Produtos da Terra-Empreendimento de Economia Solidária.  A inauguração do novo mercado ocorreu na tarde desta quarta-feira (18), num espaço dentro da Rodoviária de Guarapuava. “Parabenizo pela implantação do conceito da economia solidária, um projeto que está dando muito certo. Aqui a gente incorpora ainda mais esse conceito de auto gestão, por ser um lugar frequente, permanente, então tudo isso são coisas que vão ensinando, agregando, e tenho certeza que é um caminho sem volta, por isso é importante que vocês se apropriem disso, da oportunidade. É um caminho sem volta porque vai dar certo“, comentou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

 

No mercado, o consumidor encontrará verduras, legumes, pães caseiros, bolachas, ovos, mel, linguiça, entre outros produtos feitos por agricultores, empreendedores e artesãos da cidade. “Quero felicitar a todos. Esse é um sonho que a gente tinha e essa vitória precisa continuar. Que esse seja apenas um projeto piloto para que outros comecem a surgir e dar mais visibilidade e espaço para os agricultores e produtores”, enalteceu o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro. Ainda segundo ele, em breve, o Mercado Produtos da Terra será ampliado e instalado em outros pontos da cidade.

 

 

O projeto surgiu da parceria entre as secretaria de Agricultura e Politicas Públicas para as Mulheres e visa a geração de renda. “O mercado é um espaço onde as pessoas, das mais simples até as mais preparadas, poderão expor o trabalho para tornarem-se reconhecidas e consequentemente mais renda para as famílias”, disse o secretario de Agricultura, Ademir Fabiane. Já a secretária de Politicas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, afirma que o mercado é o resultado de um processo de amadurecimento e aprendizado de todos os envolvidos. “É mais uma conquista. Nós tínhamos uma metodologia que gera cooperação, solidariedade, autogestão, sustentabilidade e também prosperidade. Buscamos o auxilio em Apucarana, que já tem experiências nessa área, para tornar isso possível. Esse é o primeiro espaço público em economia solidária em Guarapuava, o primeiro de muitos”, concluiu.

 

A secretária da Mulher e de Assuntos da Família de Apucarana, Denise Canesin Moises Machado, esteve presente na inauguração e falou da importância dessa troca de informações e dos projetos incentivo a economia solidária .“Dar autonomia financeira e geração de renda é o que nos norteia, fazendo intercâmbio de municípios para que possamos prosperar no Paraná com essa politica pública que é tão importante, que é a economia solidaria”, ressaltou.

 

 

O Mercado Produtos da Terra será coordenado por Vandeca Chizini da Fonseca que vê com entusiamo as parcerias firmadas e participação da população para tornar esse projeto um grande sucesso.  “Tudo o que nós dizermos tem que ter brilho nos olhos, agradeço a cada pessoa que está aqui, que acreditam nesse projeto e que vai continuar com a gente”, concluiu.