
Melhores projetos do Cientista Kids são selecionados em escolas e CMEIs
04/08/2023
Comunidades escolares votaram nas melhores iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Entre os dias 1 e 4 de agosto, os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e as escolas municipais realizaram as seleções de trabalhos e votações internas das melhores ações e experiências do Cientista Kids.
Durante a programação, a comunidade em geral foi convidada a acompanhar as amostras e escolher a melhor iniciativa. Além disso, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) visitou todas as unidades de ensino participantes.
“Acreditamos que esse projeto é sempre um marco em nossa jornada educacional, moldando um futuro promissor para nossos estudantes e contribuindo para a construção de uma sociedade mais desenvolvida. Sempre reafirmando nosso compromisso com a formação de cidadãos conscientes, críticos e preparados para enfrentar os desafios do mundo atual”, sublinhou o secretário de Educação, Pablo de Almeida.
A Secretaria Municipal de Educação desenvolve o projeto Cientista Kids em CMEIs desde 2017. A partir de 2022, as turmas de educação infantil de escolas da rede municipal também passaram a participar da iniciativa. O objetivo do projeto é instigar o estudo das ciências para as crianças da rede de ensino do município, assim como introduzir senso crítico, atenção e compreensão de forma natural, lúdica e prazerosa.
Segundo a diretora do Departamento de Recursos Humanos e Informações Escolares e idealizadora do projeto, Rejeane Correa da Luz, a iniciativa busca estimular não apenas a criança, como também os pais e professores.
“Tivemos em mente o propósito de envolver a comunidade escolar, participando das fases elaboradas pela unidade de ensino, pois a participação da família favorece no aprendizado, vivenciado no dia a dia, onde o brincar e o experimentar são excelentes oportunidades para aprender, tornando a criança protagonista de seu próprio conhecimento. A gente compreende que o trabalho científico deve acontecer desde a educação infantil, estimulando a criança nas curiosidades que elas possuem, oferecendo recursos necessários para que as mesmas organizem seu senso de descobertas, assim a aprendizagem se torna mais consistente e significativa”, explicou.
A fim de promover também o pensamento sustentável e consumo responsável, neste ano, o projeto Cientista Kids está sendo baseado nas 17 ODS (Objetivo de desenvolvimento sustentável) propostas pela ONU (Organização das Nações Unidas). Esses objetivos fazem parte da Agenda 2030, um pacto global entre os 193 países membros e assinado durante a Cúpula das Nações em 2012. Envolvem os principais desafios de sustentabilidade e desenvolvimento mundo afora.
Para esclarecer as dúvidas e receber orientações, as educadoras passaram por uma capacitação previamente. Cada educadora selecionou uma ODS e desenvolveu uma ação ou experiência com os alunos em um projeto a longo prazo
“Com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a gente quer um mundo melhor. Então o intuito desse projeto é que as crianças desde lá da educação infantil já tenham conhecimento de todas as ODS, de todo esse cuidado que nós devemos ter com com nosso planeta, com o nosso meio que a gente vive. Na casa, no nosso bairro, na escola, e que começa por aqui, para que eles vão crescendo e já tendo isso bem desenvolvido. A partir do Cientista Kids a gente passa a entender que a aprendizagem lúdica para eles é mais fácil. Por ser educação infantil e a partir das experiências dos projetos eles vão conseguindo assimilar mais para levar para ‘vidinha’ deles e mostrar para os pais”, ressaltou a assessora pedagógica da SME, Patricia Nascimento.
A turma da professora Eliz Regina Medeiros, regente de uma das classes de educação infantil na Escola Municipal do Campo Enoch Tavares, desenvolveu uma ação sobre a reciclagem, na qual, bolinhas de isopor, rolos de papel higiênico, canudos, tampinhas e garrafas se transformaram em brinquedos recicláveis. Além disso, os alunos de Eliz apresentaram uma experiência sobre densidade chamada “Leve ou pesado?”, utilizando água, óleo vegetal, corante alimentício e sal.
Para a educadora, apesar das adversidades no processo, a iniciativa tem uma importância significativa na formação dos estudantes.
“A experiência de preparar os alunos foi difícil, por eles serem pequenos tudo fica mais complicado mas foi muito legal, porque a gente aprendeu muita coisa juntos, descobrimos com eles, porque para nossos alunos tudo é novo, então foi uma descoberta também. Com esse projeto a gente trabalha outras coisas, outros materiais com eles, várias coisas que até então a gente não usava, então esse projeto é uma ação muito importante para nossos alunos”, explicou.
“Nós pudemos perceber que elas compreenderam perfeitamente qual era o objetivo do Cientista Kids. Todos eles envolveram a família, as outras professoras e as crianças, então isso nos surpreendeu muito. E para nós da educação infantil, ver o objetivo atingido não tem preço, é uma satisfação que não cabe em tanto contentamento saber que nós pudemos passar para elas o objetivo do projeto”, finalizou a assessora pedagógica da SME, Elaine Abreu.
O evento oficial vai ocorrer no dia 1 de setembro. Os melhores trabalhos das escolas e CMEIs serão expostos no hall do Shopping Cidade dos Lagos. A entrada será aberta ao público em geral.