Notícias

Médicos e enfermeiras participam de encontro para discutir a Linha Guia da Rede Mãe Paranaense

22/08/2018

Mais de 100 médicos e enfermeiras das UBS (Unidades Básicas de Saúde), Cisgap e hospitais de Guarapuava participam, até o final da tarde desta quarta-feira (22), de um encontro para discutir as recentes mudanças na Linha Guia da Rede Mãe Paranaense. O evento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a 5ª Regional de Saúde tem como objetivo sanar as dúvidas das equipes e padronizar  o atendimento de todas as unidades.

A enfermeira da Atenção Primária da 5ª Regional de Saúde, Clarilene dos Santos, retomou as ações previstas na linha guia que é uma ferramenta para auxiliar médicos e enfermeiros no atendimento às gestantes. “É importante destacar que a linha guia funciona como um norteador, por isso é fundamental que as equipes conheçam a fundo suas diretrizes”. Os médicos e enfermeiros participaram de atividade com casos hipotéticos para que fizessem a estratificação de risco e explicarem porque os pacientes estavam dentro de determinada classificação. “Nessa atividade é possível perceber se as unidades estão padronizadas quanto a estratificação de risco, ver as possíveis dúvidas em relação as mudanças na linha guia e com isso melhorar ainda mais o atendimento”, explica a enfermeira.

A Rede Mãe Paranaense propõe ações no pré-natal, parto, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, em especial no seu primeiro ano de vida. Entre as ações da Rede estão a captação precoce da gestante, o acompanhamento no pré-natal com o mínimo de sete consultas, realização de exames, classificação de risco das gestantes e das crianças e encaminhamento para atendimento especializado em casos de alto risco.

 

Publicado em: 22/08/2018