Notícias

Matific: mais de 12 mil alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino de Guarapuava, participam das olimpíadas nacionais de matemática 

13/09/2023

Por meio da plataforma digital, a competição ocorre entre os dias 11 e 15 de setembro, durante o horário das aulas.

 

A Secretaria Municipal de Educação de Guarapuava (SME), por meio da Plataforma Matific, promove entre os dias 11 e 15 de setembro, durante o horário das aulas, as olimpíadas nacionais de matemática para alunos do 1º ao 5º ano de todas as escolas da rede municipal de ensino.

 

A Olimpíada Nacional de Matemática significa competir brincando, utilizando a matemática para entender profundamente os números e as suas relações do mundo. No ano anterior já conseguimos ter um resultado satisfatório na competição. Sendo que cinco de nossas escolas ficaram entre as 100 melhores do País. Ou seja, isso demonstra que o Matific só veio para contribuir ainda mais com a qualidade do nosso ensino”, contou o secretário da SME de Guarapuava, Pablo de Almeida. 

 

As olimpíadas são realizadas anualmente de forma on-line e os participantes precisam completar os jogos matemáticos com o objetivo de ganhar “estrelas”, de acordo com o seu desempenho, e consequentemente passar de fase, além de ter seu aprendizado avaliado. A Plataforma Digital de Matemática possibilita que os estudantes façam trilhas de atividades divertidas e interativas que estimulam a resolução de problemas. 

 

Neste momento, as escolas municipais de Guarapuava Professora Elcídia de Santa Maria Pereira está em 2° lugar e a Escola Municipal Iná Ribas Carli em 14º, no ranking Brasil.

 

“No ano anterior, ficamos em 11° lugar na classificação geral do Brasil. Este ano, estamos ainda mais motivados e trabalhando muito para conquistar o 1° lugar na competição”, descreveu a professora de tecnologia da Escola Elcídia de Santa Maria Pereira, Eloyze Ivanski.

 

“Minha matéria preferida é matemática. Sempre tiro mais de 80 de média, e com os jogos da Matific, consegui aprender muito mais. Estou muito empolgada com as olimpíadas deste ano. Estamos empenhados em ficar em 1° lugar do Brasil”, argumentou a aluna Maria Elissa Amaral, de 9 anos, estudante do 4°ano da Escola Elcidia de Santa Maria Pereira. 

 

As 10 melhores escolas do País serão premiadas com medalhas e valores em dinheiro. Todos os alunos que participarem ganharão um certificado e moedas virtuais para utilizar dentro da plataforma de acordo com o seu desempenho durante a realização da competição. O resultado sai no dia 5 de outubro.