Mais de três mil  servidores da Rede Municipal de Ensino de Guarapuava participam do 1° Educashow

29/07/2022

Esta sexta-feira (29) foi um momento de troca de experiências e saberes para os educadores em Guarapuava. Em um dia de palestras e muito dinamismo, a Secretaria de Educação promoveu o 1° evento Educashow. O  objetivo do evento, foi o de reconhecer e valorizar os ótimos índices alcançados pelos educadores da rede municipal de ensino. Para tanto, o encontro contou com uma programação de palestras educacionais sobre as diversas formas de aprender novos pontos para um ensino melhor.

“A educação sempre foi prioridade desde o início de nosso mandato, pois é por meio dela que podemos mudar a realidade da vida não só das crianças nas escolas, mas de todos os guarapuavanos. E neste sentido, eu destaco a importância deste evento, pois temos que investir, primeiramente, em nossos servidores que são os que têm o primeiro contato com os alunos e também com os pais”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, já na abertura dos trabalhos, pela manhã.

O Secretário de Educação, Pablo Almeida, conta com emoção, sobre a idealização deste projeto destinado aos servidores. “A ideia deste evento nasceu desde o início do governo do prefeito Celso Góes, que foi quando ele me convidou para trabalhar como secretário de Educação, em meio à pandemia. O objetivo dele é plantar sementes de propósitos e de inovação no processo educacional, e melhorar a qualidade do ensino e do trabalho desenvolvido dentro das salas de aula. Então, hoje, tudo isto é a realização de um sonho, que só faz sentido com a presença de todos os nossos servidores da educação municipal”, enfatizou o secretário.

Como primeira novidade dentro do evento, foi o lançamento do RHAI (Recursos Humanos Aprimoramento Individual). O projeto de gestão de pessoas foi desenvolvido, em uma ação da administração municipal, pensada em dar qualidade no ambiente de trabalho para os servidores. A responsável pelo departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Educação, Elaine Cristina França Oliveira, conta como irá funcionar. “Ele é dividido em duas etapas, sendo a primeira, desenvolvida junto com psicólogo, onde será promovido minicursos, no suprimento das necessidades,para alcançar as expectativas nessa área psicológica. A segunda etapa consiste em promover oficinas, além de atendimentos com psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, para melhorar a saúde e a nossa qualidade de vida no ambiente de trabalho”, explicou.

O primeiro convidado do evento, o professor, roboticista e escritor, Gil Giardelli, trouxe como tema principal a palestra sobre  “Transformação Digital na Educação”. Por meio de demonstrações de cases e projetos na área de tecnologia, sendo o principal deles o uso de robôs na educação e em outras áreas também, o educador destaca a importância de se começar a utilizar a tecnologia e a inovação em favor do aprendizado. “Nós, como professores, precisamos mudar o conceito de ensinar, pois vivemos em uma era, onde não se pode mais fugir da inovação e das novas tecnologias. Para isso, precisamos combater a ‘progressofobia’, que é justamente esse medo de inovar”, sublinhou.

Funcionários e profissionais da educação comentam sobre o encontro

Para a pedagoga Taisa Machoski, o evento foi de suma importância na educação do município, pois possibilitou que, além dos profissionais, a comunidade também se envolvesse com o ensino e conhecesse o passo a passo dos trabalhos. “Hoje, estão aqui, profissionais renomados para falar com cada um de nós. Por se tratar de um momento pós-pandemia tudo aqui se torna mais especial. Essa junção de profissionais, todos (unidos) pela educação, é essencial, assim como cada temática que está sendo abordada, tudo chega para somar na educação de nossos alunos. Aqui, estamos aprendendo a valorizar o nosso trabalho e a tecnologia para poder garantir um melhor ensinamento para nossos alunos. Levaremos essas lições para dentro da sala de aula, para que nossos estudantes se tornem estudantes excepcionais”, destaca a pedagoga da Escola Domingos Sávio.

Já para Bianca Paixão, servente de limpeza da Escola Maack, o momento é de aprendizado não apenas para profissionais da educação, mas também para todos que trabalham em escolas. “Eventos como esses, são muito importantes para a educação no mundo todo, e é muito gratificante para todos esse primeiro Educashow em Guarapuava, pois ele colabora na formação de cada profissional do ramo e, consequentemente, melhora o índice da educação. Tudo que estamos vendo aqui, iremos passar para as crianças nas escolas, por exemplo. Os temas de tecnologia têm tudo a ver com o momento, pois as crianças estão cada vez mais envolvidas com isso. Dessa forma, é essencial que nós, enquanto servidores, saibamos lidar com cada ferramenta para repassar tudo para as crianças”, destaca a servente.

Durante a tarde, ocorreu uma palestra sobre educação e espiritualidade com o bispo da diocese de Guarapuava, Dom Amilton Manoel da Silva, e também uma segunda palestra com a professora Daiane Solange Stoeberl da Silva, com o tema: corpos em ação: conhecimento inteligível e o saber sensível na educação. O 1º Educashow foi realizado no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. Mais de três mil pessoas participaram, entre servidores da rede municipal de Guarapuava e de municípios da região, além de secretários municipais, prefeito e outras autoridades.