
Mais de mil alunos participam da formatura do Proerd em Guarapuava
01/12/2015
Na tarde desta terça-feira (1°), a alegria tomou conta dos formandos do Proerd em Guarapuava. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência reuniu 1.020 alunos do 1° ano do ensino infantil de Guarapuava, de 20 escolas do município. O evento, promovido pela Política Militar e Secretaria Municipal de Educação e Cultura, trabalha a prevenção ao uso de drogas e a valorização da vida. “Há 15 anos o problema da dependência química é minimizado entre os jovens por meio do Proerd. Isso é possível graças aos profissionais que dedicam a vida por esta causa que vale a pena”, salienta o prefeito Cesar Silvestri Filho.
Na abertura, o comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar e do Proerd, 1º tenente Saulo Vinícius, animou a garotada. De acordo com ele, o Proerd Kids, voltado para crianças do 1° ano, amplia os conhecimentos repassados pelos pais sobre os perigos das drogas. “Este programa traz para os alunos as primeiras noções de segurança. Assim os pequeninos aprendem desce cedo a dizer não”, esclarece.
Além da entrega de certificados, houve homenagem aos professores. A diretora da Escola Municipal Gabriel Hugo Rios, Sheila Gallo, acompanhou 78 alunos formandos da instituição. De acordo com a docente, os pequenos aguardavam ansiosos pelas aulas do Proerd. “Com o interesse de toda a comunidade escolar é mais fácil repassar o conhecimento e, principalmente, fixar as mensagens de resistência às drogas com os alunos”, explica.
A dona de casa Cida dos Santos acompanhou suas duas netas Camile Vitória e Emile, que estudam na Escola Municipal Hildegard Burjan. De acordo com a avó, a animação para a formatura começou cedo. “As duas estavam ansiosas pela cerimônia. Decoraram as músicas e o juramento. Isso significa que os ensinamentos do Proerd serão levados por toda a vida”, comenta.