Notícias

Mais de 40 alunos iniciam aulas dos cursos de zeladoria e gerência de loja

27/01/2020

Organização, liderança e segurança de trabalho. Estes são alguns pontos que estão sendo abordados nas oficinas de zeladoria e gerência de loja, ofertados pela Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Políticas Públicas Para as Mulheres, em parceria com o Senac. Os cursos iniciaram na última quarta-feira (22) e incluem conteúdos com conhecimento teórico e prático. “Estamos sempre atentos as exigências do mercado, de aperfeiçoamento profissional e utilizamos essas qualificações também como oportunidade de qualificar nossas mulheres para inserção no mercado profissional e conquista da autonomia financeira. Guarapuava está vivendo um momento próspero com a chegada de novos empreendimentos que necessitam de mão de obra qualificada. Queremos preparar nossas mulheres para essa realidade positiva de nossa cidade”, destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

 

20 alunos participam do curso de zeladoria que aborda temas como gestão, organização, higiene pessoal, autodisciplina e saúde. Ao todo, o curso tem carga horária de 24 horas. “Mesclamos conteúdos de gestão com operação. Sabemos que essa é uma área com muita demanda e pouco profissional qualificado. Muitas pessoas acham que zeladoria se resume a limpar, mas ela envolve muitas outras funções e é isso que estamos mostrando para esses profissionais”, explicou o ministrante da oficina, Nereu Vitale Junior.

 

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

 

Para Noeli Carvalho, que trabalha há mais de 16 anos com zeladoria, o curso é uma oportunidade de ampliar os conhecimentos e as práticas da profissão. “Eu nunca fiz um curso, foi sempre tudo por conta própria. Agora que temos essa oportunidade não dá pra deixar passar porque conhecimento é tudo”, contou Noeli.

 

Já a oficina de gerência de loja tem 25 participantes que são instruídos desde pontos de RH até marketing e merchandising. “Nessas 21 horas de curso vamos abordar conteúdos como controle de estoque, controle financeiro, liderança e motivação de pessoas, que é importantíssimo para estruturar a equipe. Esse é um curso válido tanto para quem quer disputar uma vaga no mercado quanto para quem quer abrir o próprio negócio”, frisou a ministrante da oficina, Christina Marcondes.

 

Essa é a realidade de Sabrina Bonfim, que tem 23 anos e viu neste curso uma oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.  “O fato de termos esse curso certificado no currículo faz toda a diferença na disputa por uma vaga de emprego. São muitas portas que se abrem. Ficamos mais preparadas e confiantes até para encarar a entrevista”, contou empolgada.

 

O curso de zeladoria segue com aulas até 31 de janeiro. Já a oficina de gerência de loja encerra suas atividades em 04 de fevereiro.