Notícias

Mais de 200 animais do distrito da Palmeirinha são castrados nesta sexta-feira (26) 

26/08/2022

Com o intuito de manter o controle populacional e a proliferação de zoonoses (doenças infecciosas transmissíveis), na manhã desta sexta-feira (26) teve início a castração gratuita de 217 animais, entre cães e gatos, de moradores do distrito da Palmeirinha. A ação que ocorre em frente à Escola Municipal Manoel Moreira de Campos, é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), e se deu por meio de uma emenda parlamentar, que destina cinquenta mil reais para essas castrações. 

 

“A ação é uma parceria entre a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST). O objetivo principal das castrações é o controle populacional de cães e gatos da cidade, visto que Guarapuava é uma das cidades que tem o maior número de cachorros, tanto de proprietários quanto de rua”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo. 

 

A assessora do Canil Municipal, Ivana Martins, conta como funciona o trabalho que é realizado, até chegar nas castrações gratuitas. Primeiramente é feito um trabalho de educação ambiental nas escolas com as crianças. Após isso, nós realizamos um cadastro com as famílias de baixa renda que têm o interesse em realizar a castração do seu animal. Depois, essas famílias trazem os cães e gatos para passar pelo procedimento de castração”, explica 

 

AÇÃO

 

Os trabalhos realizados nesta sexta-feira, no distrito da Palmeirinha, fazem parte de um cronograma de ações da prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente do município. A ação ocorre desde o início do mandato do prefeito Celso Góes e já contemplou outros dois bairros da cidade. A assessora do Canil Municipal, Ivana Martins, ressalta sobre a importância que a administração exerce em relação à causa animal. “O prefeito é um grande parceiro da causa animal. Nós sabemos como ele e sua família são apaixonados pelos bichinhos. Então, precisamos destacar que a causa animal só ganhou maior visibilidade e ações como esta, graças à nossa administração municipal”, ressaltou. 

 

Elizane Rafaela Camargo, moradora do distrito, levou sua gatinha logo pela manhã para castrar e conta o que acha desta ação. “Eu acho muito importante esta ação, pois além de evitar a gravidez indesejada da minha gatinha, ainda sei o quanto é importante para a saúde dela”, contou a jovem. 

 

Vencedora da última licitação realizada pelo município, a empresa Patas de Ouro, de Sorocaba, São Paulo, é a responsável por realizar os procedimentos nos animais. O médico veterinário, Leandro Bueno, responsável pelo procedimento cirúrgico de castração, conta como é realizado o trabalho pela equipe médica. “Hoje, nós estamos com uma equipe de 23 pessoas, que trabalham todo o fluxo, desde a pesagem do animal até a liberação. São quatro setores principais: balança, pré-cirúrgico, centro cirúrgico e pós-cirúrgico. Operando, nós estamos em seis cirurgiões. São profissionais extremamente qualificados, que sempre fazem aquela técnica minimamente invasiva. O nosso castramóvel, tem toda a estrutura de suporte de base, com oxigênio para todas as salas, monitor cardíaco, medicações de emergência e sondas endotraqueais. Por isso, conseguimos oferecer uma qualidade e um suporte, caso ocorra emergência em algum caso”, explicou o veterinário. 

 

Além da ação desta sexta-feira, outras duas emendas parlamentares estão em processo de licitação e devem contemplar centenas de animais nos próximos meses.