Notícias

Mais de 2 mil crianças guarapuavanas participam do NutriSUS 2019

05/07/2019

Cerca de 2.200 crianças da rede municipal de Guarapuava participam da estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes em pó, aplicada por meio do programa NutriSUS. A ação do governo federal, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação e Cultura, está no primeiro ciclo de 2019. Lançado em Guarapuava em 2017, o programa beneficia crianças de 1 a 3 anos das 25 creches municipais, com a prevenção de carências nutricionais que aparecem nessa faixa etária. “Essa é uma estratégia que faz parte do programa Saúde na Escola. Ela auxilia no crescimento e desenvolvimento das crianças, prevenindo anemias e carências alimentares”, explicou a chefe da divisão de programas estratégicos da Secretaria de Saúde, Fernanda Spyra Dalmaz.

Nas creches, cada criança recebe um sachê em pó por dia, contendo vitaminas e minerais. “Colocamos diretamente na comida das crianças no horário do almoço. Ele auxilia em vários fatores como abrir o apetite das crianças, por exemplo. Ocorrências de gripe ou de faltas por atestado diminuíram bastante. Por isso, aqui na creche aderimos fortemente o programa”, explicou a diretora do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Vila Bela, Sheila Cristina Gallo.

O ciclo funciona em duas etapas: cada uma tem 60 dias de suplementação, com um intervalo de quatro meses para estudos e avaliações. A primeira etapa deste ano termina em 12 de julho. No segundo semestre, o programa NutriSUS retornará as creches do município em outubro.

Publicado em: 05/07/2019