Notícias

Mais de 109 mil Guarapuavanos já tomaram a dose de reforço contra a COVID-19

09/08/2022

A imunização não impede que a pessoa contraia o vírus da Covid-19, mas contribui para evitar o agravamento da doença e, consequentemente, diminuir as chances de morte. No momento, o percentual de pessoas imunizadas com a primeira dose em Guarapuava até a última sexta-feira (07), é de 93,59%. Já as pessoas imunizadas com a segunda dose, chegam a 80,17%. E o público que recebeu a dose de reforço é de 59,91%.

 

“Nesse momento, é muito importante a vacinação contra a COVID, que é uma doença imunoprevenível. Com a introdução da vacina os números de casos, principalmente de mortes, diminuíram significativamente. E estamos vivendo um momento que ainda há muitos casos de COVID no município, então, é muito importante a gente completar o nosso esquema de vacinação. É importante reforçar que a vacinação ajuda a não agravar o caso da doença e evita precisar do sistema hospitalar”, falou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marlene Terezinha Borecki.

 

Na última semana de julho, o município aplicou 74 primeiras doses, 189 segundas doses e 1.156 doses de reforço. Até o momento, já foram um total de vacinas aplicadas de 162.418 primeiras doses, 8.527 doses únicas, 146.430 segundas doses e 109.429 doses de reforço.

 

Os números são razoáveis, mas a Secretaria de Saúde do Município alerta para que os cuidados não sejam relaxados, pois só por meio da vacina e da proteção de cada indivíduo, o vírus pode ser contido. 

 

Segundo o decreto estadual, publicado em 29 de março deste ano, o município de Guarapuava aderiu à não obrigatoriedade do uso de máscaras, tanto em locais abertos, como em lugares fechados, com exceção em hospitais, consultórios médicos e odontológicos. Marlene ainda complementa informando que a vacinação da terceira e quarta doses estão disponíveis em todas as UBS incluindo o Cisgap. “Todas as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal, procurem uma unidade de saúde para tomar a vacina, e não esqueçam de levar um documento oficial com foto, CPF, Cartão do SUS e carteirinha de vacinação”, finaliza.