Mais de 100 títulos de propriedade são entregues pelo Programa Papel Passado a moradores do Distrito de Entre Rios

22/11/2019

A dona Angela Maria Passato dos Santos vive há 40 anos em Entre Rios, mas só agora realizou o sonho de ter a propriedade definitiva do terreno onde mora. Ela recebeu o título nessa quinta-feira (21) na cerimônia que ocorreu na sede do Projeto Jovens em Ação (Projeção). “Estou muito feliz, agora sei que sou dona! Isto é um sonho, saber que temos um teto que é nosso, vai ajudar na criação dos nossos filhos”, comemorou. Ela está entre os 134 moradores do Núcleo Municipal Entre Rios beneficiados pelo Programa de Regularização Fundiária Urbana – Papel Passado, da Prefeitura de Guarapuava em parceria com a Caixa Econômica Federal. “Agora é de vocês, vocês podem dizer é meu, está no meu nome, é de papel passado! Nunca havia sido feito regularização gratuita, todo o processo de documentação custeado pelo município. Queríamos dar condições a vocês para que todos pudessem ter o imóvel regularizado. Além da segurança jurídica, vocês têm benefícios no banco, o documento na mão serve de garantia para ampliação, reformas e melhorias no imóvel, mais do que nunca, agora isto é patrimônio da família de vocês”, exaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Com o documento as famílias tem o direito a vários benefícios, entre eles, o requerimento de financiamentos com juros mais baixos. “Com o imóvel no nome de vocês, vocês podem pleitear o financiamento para melhorias e conclusão de reformas com juros baixos, em torno de 6% ao ano.Inclusive, de acordo com a renda,as parcelas podem ser em até 360 meses”, explicou o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Leandro Faustin. O empreiteiro Ademir Roberto já está planejando a ampliação da casa em que mora com a esposa e os dois filhos. “Isso vai nos ajudar bastante. Eu estou mais que satisfeito, agora vou ampliar minha casa”, declarou emocionado.

Para que a entrega dos títulos de propriedade pudesse mudar a história dos guarapuavanos, um amplo trabalho foi feito pela Secretaria de Habitação e Urbanismo da Prefeitura. “Trabalhamos incansavelmente, com visitas, entrevistas, documentação, mas é um beneficio que estamos passando definitivamente, um grande futuro pra vocês”, declarou o secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.

FEITO HISTÓRICO

Este é o maior programa de regularização fundiária da história do município. Neste ano, a regularização já beneficiou mais de duas mil famílias. “Fico alegre de ver que este é um dos dias mais felizes da vida de vocês! O orgulho em dizer esta casa é minha, poder criar os filhos, envelhecer, e deixar de herança para os filhos”, destacou a deputada estadual, Cristina Silvestri. O presidente da Câmara dos Vereadores, João Napoleão,também participou do evento afirmando que este é um marco importante. “É um momento histórico! Este é um ato importante nestes 200 anos da nossa Guarapuava”, elogiou.

Também estiveram presentes os vereadores Celso Costa, Maria José Mandu Ribeiro Ribas, Marcio Carneiro, Pedro Moraes e Vardinho,além dos secretários municipais de Saúde, Celso Góes e de Administração, Denise Abreu Turco.

Publicada em: 22-11-2019.