Notícias

MAIO FURTA-COR: Guarapuava dá início à semana de prevenção à saúde mental materna

15/05/2023

Começou em Guarapuava, nesta segunda-feira (15), e vai até o próximo dia 23, a Campanha Maio Furta-Cor, uma iniciativa comunitária que busca sensibilizar a população para a importância da saúde mental materna. A abertura da Campanha ocorreu durante a tarde no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim das Américas. Ao todo, 25 mulheres participaram de palestras e falaram sobre a experiência da maternidade, as dificuldades enfrentadas e a superação.

 

“A campanha Maio Furta-Cor tem o objetivo de sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna, promovendo ações de conscientização baseadas em evidências científicas. Busca também estimular a construção de políticas públicas de saúde que reconheçam a importância do tema. A participação da prefeitura de Guarapuava nessa campanha reforça o compromisso com a saúde e o bem-estar das mães do município, além de contribuir para a disseminação de informações e o combate ao estigma relacionado à saúde mental”, sublinhou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran.

 

A ação é promovida pelo Comitê dos Direitos das Gestantes da Rede de Enfrentamento à violência contra as mulheres, por meio das Secretarias de Saúde (SMS), de Políticas para as Mulheres (SPPM), 5ª Regional de Saúde, Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, Hospital São Vicente de Paulo, Instituto Virmond, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), OAB e Defensoria Pública do Paraná. A diretora do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança DA SMS, Sueli Martins Ribeiro, destacou o foco das ações.

 

“Sabemos que muitas mulheres sofrem com depressão, tanto no período pós-parto, ou até mesmo aquelas que já têm filhos adultos. Portanto, este é o momento de pensar nesta população e dar a essas mulheres, toda a nossa atenção necessária para que superem os problemas”, discorreu Sueli.

 

Durante o mês de maio, serão realizadas uma série de eventos e atividades. Os trabalhos de conscientização incluem bate-papos sobre “Saúde Mental Materna”, destinados às gestantes do município, palestras e exibição de filmes.

 

PROGRAMAÇÃO
De 15 a 19 de maio serão promovidos encontros em diferentes locais da cidade, proporcionando um ambiente acolhedor e de troca de experiências, com a participação da psicóloga Talita Abreu.

 

No dia 20 de maio, às 16h, haverá uma palestra aberta à comunidade na Sala de Eventos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Campus Santa Cruz, ministrada pela psicóloga Talita Abreu. Ela abordará o assunto: “Saúde Mental Materna”, discorrendo sobre questões relevantes e fornecendo informações importantes para todos os interessados. Neste dia, as mães são convidadas a levarem uma pessoa de sua confiança para acompanhá-las no evento. Haverá cuidadoras para os filhos.

 

Em 23 de maio, às 19h no cinema da UNICENTRO no campus Santa Cruz, será exibido o filme “É Proibido Nascer no Paraíso”. A obra aborda, de maneira sensível e realista, os desafios enfrentados pelas mães em relação à saúde mental.

 

 

CONFIRA OS LOCAIS E HORÁRIOS DOS EVENTOS

 

Dia 15/05, às 14h: CRAS 3 – CEU das Artes.

 

Dia 16/05, às 14h: Salão da Igreja São Paulo da Cruz.

 

Dia 17/05, às 14h: Pavilhão da Igreja Santa Cruz.

 

Dia 18/05, às 14h: Pavilhão da Igreja Perpétuo Socorro.

 

Dia 19/05, às 14h: Salão da Caritas Socialis.