Notícias

Lombadas eletrônicas estão em fase final de instalação para diminuir número de acidentes no trânsito 

31/05/2022

Com o objetivo de limitar a velocidade dos carros em vias, gerando mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres, a Secretaria de Trânsito e Transportes de Guarapuava (SETRAN) está em fase de conclusão das instalações das lombadas eletrônicas em quatorze pontos da cidade. 

 

Por meio de um levantamento da SETRAN, após a instalação de radares em alguns pontos críticos, o número de acidentes nesses locais praticamente zerou, a exemplo da Rua Professor Becker, no Bairro Santa Cruz, dos cruzamentos da Padre Chagas com a Brigadeiro Rocha e Guaíra com a Quintino Bocaiúva, no Centro.  

 

Isso se dá pelas lombadas eletrônicas serem mais chamativas que os radares comumente usados no município, pois há um marcador eletrônico, que mostra a velocidade do veículo no momento em que ele passa pelo local, aliada a avisos de sinalização de trânsito.

 

O Secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos, explicou que após a conclusão da instalação, haverá o período de testes das lombadas. “Assim que a instalação for concluída, elas vão ser aferidas pelo INMETRO, e vão ser colocadas todas as sinalizações de suporte das lombadas que entrarão em um período de teste de pelo menos um mês, marcando a velocidade, mas sem a fiscalização. Após os testes, serão marcados e notificados aqueles veículos que excederem o limite de velocidade”, observa. 

 

Os tipos de suporte das lombadas para que os motoristas fiquem cientes se foram multados ou não, são na forma de totem e semipórtico e a velocidade será padrão para todas as mudanças, 40 km/h.

 

Além disso, os equipamentos de fiscalização vão contar com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), em português, “reconhecimento ótico de caracteres”, que permite a identificação de placas de veículos. O monitoramento permite, por exemplo, a localização de carros roubados que passarem por esses locais, ou que estejam envolvidos na prática de um delito.