Notícias

Lombadas Eletrônicas começam a funcionar nesta segunda-feira, 1 de agosto

01/08/2022

Lombadas Eletrônicas começam a funcionar nesta segunda-feira, 01 de agosto

 

A partir desta segunda-feira (01), entram em funcionamento efetivo as lombadas eletrônicas instaladas em quatorze pontos da cidade. Os dispositivos têm o objetivo de limitar a velocidade dos carros em vias, gerando mais segurança tanto para motoristas quanto para pedestres.

 

A empresária Raiane de Paula, que tem um comércio agropecuário há 14 anos em frente a um dos pontos onde foi instalada uma das lombadas, no bairro Vila Bela, conta que no local ocorriam acidentes frequentes e agora sente mais segurança. “Nesses 14 anos que estamos aqui, muitos acidentes graves ocorreram, e agora, desde que foi instalada a lombada, não aconteceu mais. (Isso) sem contar que agora, os veículos transitam com mais cautela e respeitam a velocidade”, contou. 

 

Os radares com as lombadas eletrônicas montados em postes e pórticos, funcionam durante todo o tempo, indicando a velocidade dos veículos no momento da passagem, possibilitando ao condutor saber se foi multado ou não.

 

Os tipos de suporte das lombadas são na forma de Totem e Semipórtico e a velocidade será padrão para todas as mudanças, 40 km/h. Além disso, os equipamentos de fiscalização vão contar com a tecnologia Optical Character Recognition (OCR), em português, “reconhecimento ótico de caracteres”, que permite a identificação de placas de veículos. O monitoramento possibilita, por exemplo, a localização de carros roubados que passarem por esses locais, ou que estejam envolvidos na prática de um delito.

O secretário de Trânsito e Transporte de Guarapuava (SETRAN), Adalberto Campos, reforça que as instalações dos dispositivos na cidade não visam multar motoristas. Ele pontua que os radares e lombadas são itens necessários de segurança para toda a população. “Nosso objetivo não é multar ninguém. Os radares e lombadas reforçam nossa segurança no trânsito e torna a cidade muito mais pacífica”, sublinha.

 

Conforme destaca o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, a partir de agora, a população passa a contar com mais segurança e harmonia no trânsito, pois tanto as lombadas quanto os radares eletrônicos, exercem a função educativa junto às pessoas. “Por meio desses dispositivos que passam a funcionar neste no primeiro dia do mês de agosto, podemos oferecer mais segurança e harmonia no trânsito a todas as pessoas. Está comprovado que no mundo, o trânsito mata mais do que muitas doenças e nós precisamos reverter isso. Não devemos, em hipótese alguma, aceitar tal condição. Por isso, eu reforço aqui, que esses dispositivos que já estão em funcionamento, têm a grande meta de salvar vidas”, detalha o prefeito.