Livro destaca receitas que fazem sucesso em restaurantes guarapuavanos

18/08/2021

A diversidade, a riqueza do sabor e da arte da gastronomia guarapuavana devem conquistar mais apreciadores com publicação do livro “Segredo dos Chefs”, um desdobramento da 15ª edição do Festival Brasil Sabor Paraná 2021, da Abrasel-PR (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). O livro apresenta 14 receitas de chefs de restaurantes da cidade com pratos regionais, tradicionais, requintados e que traduzem a diversidade gastronômica local. Entre elas, estão a de Chocolate Quente com Caramelo Queimado e Bolo de Laranja, Nhoque Recheado, Ceviche de Feijão e o Risoto de Abóbora Cabotiá.

A secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila, destaca que a obra valoriza a culinária guarapuavana.

“Só de ver as fotos, dá água na boca, pois a qualidade da impressão do livro é muito boa e retrata fielmente nossos sabores. Para mim, é especialmente gratificante ver nossa culinária entre as grandes cidades e restaurantes renomados de todo o Paraná. São 101 receitas de estabelecimentos de 8 cidades paranaenses. É uma viagem gastronômica”, comentou Katriane, firmou a secretária que participou do lançamento em Curitiba, esta semana, acompanhada do prefeito Celso Góes.

Projeto Social

A Abrasel-PR também lançou, em parceria com a Inspirar Gourmet (franquia do Grupo Inspirar), a Academia Abrasel/Inspirar Gourmet, que capacita jovens, com idade entre 18 a 28 anos, para atuarem na área da gastronomia. Os cursos são gratuitos. Para a secretária de Turismo e Eventos, a iniciativa serve como modelo para a execução de projetos nessa área em Guarapuava. “Os alunos saem prontos para o mercado de trabalho, criando muitas oportunidades, pois há uma grande carência de mão de obra. Isso faz a economia girar, o que é fundamental para o momento econômico o qual vivemos”, complementou.

“Depois de rigorosa seleção, tendo a renda como um dos fatores determinantes, o candidato ganha a bolsa integral e passa a frequentar o projeto. São 15 aulas de culinária que podem ser o primeiro passo se tornarem um chef de mão cheia, se o talento aflorar, disse Agnaldo Monteiro, Diretor Acadêmico da Escola de Gastronomia, Inspirar Gourmet.

Secretária de Turismo conhece projeto que oferece aulas gratuitas de gastronomia para jovens.

Também estiveram presentes, os secretários municipais de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, o de Habitação, Fernando Damiani, a deputada estadual Cristina Silvestri, o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e a secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak e a diretora-executiva da Abrasel Centro-Sul e Núcleo Campos Gerais, Leila Pires. que adiantou que o lançamento do livro deve ser feito também em Guarapuava.