Notícias

Lançamento do Programa Mulher Alerta marca Dia Internacional da Mulher, em Guarapuava

11/03/2019

No Dia Internacional da Mulher, na última sexta-feira (08), a Secretaria de Políticas para as Mulheres de Guarapuava lançou o Programa Mulher Alerta com um grande evento na Arena Tancredão. “Estamos construindo um mundo com oportunidades iguais para homens e mulheres, sobretudo no engajamento de ações coletivas e individuais. Nesses seis anos de história da nossa Secretaria de Políticas para as Mulheres tivemos várias conquistas, entre elas, a diminuição em 52% do feminicídio em Guarapuava. Além disso, estamos entre as 100 cidades do Brasil que mais contratam mulheres no mercado de trabalho formal. Isso é um marco!”, comemorou a secretária da Mulher, Priscila Schran.

De acordo com a coordenadora do CRAM, Camila Grande, o objetivo do novo projeto é ampliar o acesso às políticas públicas de combate à violência contra as mulheres nos bairros de Guarapuava. “Observamos que muitas pessoas ainda não conhecem os trabalhos da Secretaria da Mulher em Guarapuava, por isso, a partir de uma ação de humanização, respeito e informação, queremos que todos os moradores da nossa cidade saibam o que devem fazer em caso de violência contra a mulher”, explica.

Além da conscientização sobre as denúncias de violência contra as mulheres, ainda teve oficina de empreendedorismo e comportamento empreendedor para as mulheres, em parceria com o Sebrae, com a professora Janete Munhoz, da Guairacá; apresentações culturais com Aurea Oliveira Cunha acompanhada pelo violinista Marcio Nei, ambos da Unicentro; apresentação do grupo da melhor idade, Ativa Idade Boqueirão; ; oficina de autoconhecimento do parto e de ginecologia natural, ministrada por Mirian Baitel; oficina de Abayomi (artesanato de boneca afro-brasileira), com Djancal da Comunidade Paiol de Telha; oficina de combate à violência contra mulher, com a equipe de profissionais do CRAM: a psicóloga Camila Grande da Silva, a advogada Kelen Bruger, e as assistentes sociais Sirlei Angelita Gadens e Talita Buco.

“Ah, eu estou muito feliz de terem escolhido nosso bairro para começar esse projeto! Olha quanta coisa boa tem hoje aqui. A Secretaria da Mulher de Guarapuava tá de parabéns por tudo, e principalmente por ajudar nós, mulheres. Agora sabemos com quem podemos e devemos contar”, disse Dona Terezinha Nascimento, 68 anos, moradora do Tancredo Neves.

As atividades de yoga ficaram por conta da instrutora Débora Zai Potulski, dança circular e entrega de mini ikebana (arranjos de flores), com Anariel Sanchez e Christine Bittencourt, além dos cuidados com a saúde e bem-estar, como aferição de pressão arterial e glicemia, com os acadêmicos de enfermagem da Faculdade Guairacá; massagem nas mãos, massagem relaxante, cuidados com a pele, alongamento, pilates e orientações jurídicas, psicológicas e odontológicas com distribuição de kits escovação. A Agência do Trabalhador também marcou presença no evento com a oferta de vagas no mercado de trabalho, dicas sobre entrevista de emprego e seguro desemprego. “Pensamos em um dia especial para as nossas Muheres, para marcar esse dia que é tão importante para todas nós e para que elas se sintam especiais”, garantiu Priscila, ao agradecer o apoio de todos que participaram do evento. “A participação de todos esses parceiros foi essencial para o sucesso do nosso evento. Agradecemos ao apoio de todos, que, de alguma forma nos ajudaram, e estão na luta contra a violência”.

“Mas quanta coisa boa estão desenvolvendo, há se tivesse tudo isso no meu tempo, quantas mulheres eu poderia ter ajudado! Hoje, com todas essas ações nos sentimos muito mais seguras”, exclamou a Dona Catarina Stora, 79 anos, que foi até a Arena Tancredão acompanhada de sua amiga, Marta Bonfim, de 35 anos. “Estou encantada com todas essas ações que estão acontecendo hoje aqui no nosso bairro. A Secretaria da Mulher está de parabéns pelo trabalho desenvolvido. Que as mulheres não tenham vergonha de denunciar, que peçam ajuda para essas profissionais. Sabemos que assim, muitas vidas poderão ser salvas”, finalizou a moradora do Tancredo Neves.

Também participaram do evento: os vereadores Danilo Dominico, representando a presidência da Câmara de Vereadores, Terezinha dos Santos Daiprai (Professora Terezinha), Maria José Mandu Ribeiro Ribas, Guto Klosowski, Valdemar dos Santos (Vardinho). Representando a Deputada Estadual Cristina Silvestri, as assessoras Viviane Ribas e Raquel Campos. Kátia Rodrigues, presidente do Clube Soroptimista Internacional. Luiz Claudio Paiola, presidente do Partido PRB; Antonio Kocheck, presidente da Associação de Moradores dos Bairros Mansueto e Vila Operária; professora Maria Lucia Raimondo, do departamento de enfermagem da Unicentro; professora Bianca Garcia, representando toda equipe da Faculdade Guairacá; Paulo Lima, coordenador do Procon; Cezar Prestes, coordenador da Agência do Trabalhador; advogada Niceia Martin Correia, representante da OAB nas Políticas Públicas para as Mulheres; Adriele Inacio, presidente do Conselho da Mulher; Mariela Reis Bueno, defensora pública; Dra. Ana Hass, delegada da Delegacia da Mulher de Guarapuava. Representando o 16° Batalhão de Polícia Militar, Capitão Crevelin, além dos secretários municipais: José Airson Horst (Trânsito e Transportes), Celso Alves de Araújo (Meio Ambiente), Denise Abreu Turco (Administração) e Leonardo Rauen (Chefe de Gabinete).

Publicado em 11/03/2019.