
Laboratório de Ideias promove maratona de desenvolvimento tecnológico
19/10/2018
Nesta sexta e sábado (19 e 20), acontece o 1° Bootcamp – Maratona de Desenvolvimento Tecnológico. O evento é promovido pelo Laboratório de Ideias da Prefeitura de Guarapuava e Sebrae, com parceria de diversas universidades e empresas de Guarapuava. O objetivo é oferecer uma imersão criativa que conecte empresários a jovens desenvolvedores, gerando soluções viáveis para os problemas do setor madeireiro.
“A ideia de realizar o Bootcamp surgiu devido a um projeto piloto, chamado Tecnolink, que realizamos em conjunto com a diretoria de relações empresariais da UTFPR campus Guarapuava, no início do ano. Junto com empresários e técnicos das empresas elaboramos uma lista de problemas ou oportunidades presentes no mercado e os acadêmicos depois de participarem de capacitações, desenvolveram e apresentaram suas ideias aos empresários. Percebemos que deveríamos incentivar o ecossistema de inovação também em outras instituições de ensino, por isso lançamos o Bootcamp”, explicou o diretor do Lab, Andy Troc.
Nesta primeira edição do Bootcamp, a Repinho, uma das maiores indústrias de compensado do Brasil, vai propor desafios baseados em demandas do processo produtivo e necessidades do setor madeireiro. “Essa distância das empresas e da academia precisa ser quebrada, assim as ideias que surgem dentro das academias podem ser executadas nas empresas, avaliamos essa parceria no projeto como um fator fundamental para o desenvolvimento de inovações para o país”, enfatizou Marcelo Antonelli Guaragni, diretor industrial da Repinho.
A maratona será realizada no Valley Coworking, em dois dias. Nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, com uma apresentação sobre ecossistema de inovação e sobre as necessidades e oportunidades do setor, e no sábado (20), das 8h às 18h, os acadêmicos e profissionais vão se dedicar nos processos de ideação, prototipação para apresentar o projeto aos empresários e profissionais especializados em inteligência artificial, banco de dados, desenvolvimento de software, e profissionais da área madeireia.
As ideias com potencial de aplicação no mercado receberão mentoria de 15 dias para acelerar o desenvolvimento do planejamento, e ainda uma oportunidade de apresentação aos empresários em busca de apoio para o desenvolvimento de um protótipo.
Para o diretor da empresa Teorema, Rui Primak, a aproximação da academia com as empresas é um dos benefícios que o Bootcamp oferece. “Assim como as universidades, nós como empresas queremos ter esse jovens acadêmicos mais próximos, assim eles veem como é realmente o mercado, quais os problemas e demandas, e saem da faculdade já com esse conhecimento. Nesse evento vamos nos aproximar passando um pouco da nossa experiência para orienta-los”, projetou Rui.
Os alunos participantes foram selecionados a partir de seu desempenho acadêmico levando em consideração habilidades empreendedoras e inovadoras em cada perfil. Foram selecionados 40 acadêmicos dos cursos de Ciências da Computação, Engenharia de Automação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Estadual do Centro Oeste, Faculdades Guarapuava e Faculdade Guairacá.
Sobre o LAB
Criado em 2015, o LAB, um departamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, da Prefeitura de Guarapuava, fomenta o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo no município. O LAB oferece oficinas e minicursos nas áreas do design, impressão 3D e robótica, além de atuar como um mecanismo de integração e geração de startups (empresas de base tecnológica), fornecendo mentorias e capacitação para que os jovens talentos e inventores de Guarapuava consigam materializar seus protótipos. O Lab está localizado no Valley Coworking que fica na avenida Vereador Rubens Siqueira Ribas, 3171 – Santa Cruz.
Publicado em: 19/10/2018