Notícias

Laboratório de Ideias é sucesso na Campus Party 2016

29/01/2016

Na tarde da última quinta-feira (28), as ideias inovadoras, projetos sustentáveis e até mesmo as belezas naturais de Guarapuava foram apresentadas no maior evento tecnológico do mundo: A Campus Party 2016. Por meio do LAB (Laboratório de Ideias) da Prefeitura Municipal, o público presente foi surpreendido com a palestra Lab Makers – Criando a cidade do futuro com Bambooduino e Cultura Maker, ministrada pelo diretor do Laboratório de Ideias, Andy Troc.

Na palestra, além da apresentação das ações desenvolvidas no LAB, foi lançado o protótipo do Bambooduino, metodologia de ensino onde são utilizados bambu e Arduino para ensino da robótica, arte, matemática e engenharia. Durante a palestra, Andy apresentou todo o processo de desenvolvimento do projeto e materiais que podem ser usados na fabricação das peças do protótipo.

O professor André Luiz Soares, representante da UTFPR é um dos principais apoiadores dos projetos do LAB. Soares destacou a parceria entre o Laboratório e a universidade. “O LAB possui um ideal totalmente sustentável e a UTFPR é uma das maiores universidades tecnológicas do Brasil. Quando o projeto nos foi apresentado, percebemos sua importância e resolvemos apoiar, pois ele alia a teoria com a prática, enriquecendo o conhecimento dos nossos acadêmicos”, explica.

A palestra do LAB reuniu pessoas de todas as idades e lugares. Um destes participantes foi Hélio Monteiro Santos Neto, de 21 anos, que mora em Belém, Pará. O estudante achou o projeto do bambooduino muito interessante. “Ele resolve um dos principais problemas da robótica, que é a mecânica e a marcenaria. Fiquei muito interessado em saber mais sobre ele”, disse.

De acordo com Andy Troc, o bambooduino deve ser apresentado em breve. Após o lançamento, será possível fabricar um protótipo caseiro, utilizando materiais como palitos de bambu, papel paraná ou silicone. A ideia também tem uma versão profissional, que usa o bambu in natura, de várias espécies, e pode ser utilizada por profissionais de mecatrônica, engenharia, arquitetura.  “Para nós é um orgulho poder apresentar um pouco do nosso laboratório de ideias e mostrar para o mundo que Guarapuava possui um grande potencial tecnológico e cultural”, finalizou Andy Troc.

A edição 2016 do evento conta com a participação de oito mil de todo o país. A Campus Party é realizada em São Paulo e é direcionada para as áreas de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo, entretenimento digital e cultura geek.