Notícias

Jornada Educatech traz inovação e desenvolvimento para Guarapuava e região

24/11/2022

O evento teve início nesta quinta-feira (24), e segue até amanhã (25), com diversas atividades e mostra de projetos científicos. 

 

Nesta quinta-feira (24), foi o primeiro dia da Jornada Educatech. O evento contou com vários estandes mostrando tudo que há de mais novo na área da inovação e tecnologia. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava esteve presente na organização do encontro. As Secretarias de Políticas Públicas Para Mulheres, de Turismo e Eventos, de Esportes e Recreação e a de Desenvolvimento Econômico, também marcaram presença como apoiadoras.

 

Além disso, as universidades do município mostraram seus cursos de Tecnologia, e os colégios estaduais apresentaram projetos de ciências feitos pelos alunos. 

 

Conforme Sávio França Denardi, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio de eventos como o Educatech, Guarapuava tem possibilidades para desenvolver novos talentos. 

 

Para a gente transformar a matriz econômica de Guarapuava pela inovação, nós temos que acreditar nos jovens. E o prefeito Celso Góes tem apoiado todas essas ações, seja criando a pasta exclusiva da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, ou ganhando prêmios de prefeito empreendedor na área de inovação. Com isso, ele vem demonstrando ser um grande parceiro para que essas ações realmente sejam um terreno fértil, para que os talentos de Guarapuava se desenvolvam, para que possamos evoluir e transformar o município por meio da inovação”, comentou Sávio.

 

A Jornada Educatech é de grande relevância para fomentar a cultura da inovação no município. Por meio da tecnologia de novas ideias, a vida cotidiana pode ser facilitada, acarretando melhor qualidade de vida para a população. Para isso, é necessário incentivar novas ideias, como relata Isabela Queiroz, uma das organizadoras do evento.

 

“A importância do evento é fomentar essa cultura de inovação desde os nossos alunos da base. Sabemos que quando a gente quer pensar em algo, não se pode pensar já a curto prazo. Precisamos plantar a sementinha para colher a longo prazo. E o Educatech vem trazer isso não só para Guarapuava, mas para toda região. Fomentar essa cultura é essencial para despertar um novo olhar e aguçar a criatividade na inovação. Com isso, passa-se a ter profissionais mais capacitados, pessoas mais humanas, olhando para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade e região”, finalizou Isabela.