Notícias

JESP: Prova de Orientação reúne 266 atletas no Parque de Exposições Lacerda Werneck

29/08/2022

Animação, expectativa, alto grau de adrenalina e a vontade latente de conquistar um lugar no pódio. Esses foram sentimentos e fatores que marcaram a corrida de orientação no último sábado, no Parque de Exposições Lacerda Werneck, em Guarapuava.

 

A prova, que faz parte dos Jogos Estudantis da Semana da Pátria (JESP), reuniu 266 atletas, 133 meninos e 133 meninas, de várias escolas do município. Os competidores foram separados em dois grupos e quatro atletas de cada categoria, largavam juntos. Seguindo o mapa, eles tomavam rumos diferentes, prosseguindo por diversos pontos do terreno do Parque de Exposições, até completarem o circuito.

 

A prova, que é realizada pela Secretaria de Esportes e Recreação, teve a parceria do Clube de Orientação Lobo Bravo (COLB), que ofereceu todo o suporte técnico para os atletas participantes, além de computar os resultados.

 

O secretário de Esportes do município, Milton Roseira, falou da importância da prova de orientação para os JESP e destacou a parceria com o Clube de Orientação como fator primordial para que o evento transcorresse com tranquilidade, e com grande qualidade técnica.

 

“Primeiramente, quero agradecer ao prefeito Celso Góes, por proporcionar aos nossos estudantes momentos importantes como este, que é a realização do JESP, principalmente depois de um período crítico que vivemos por causa da pandemia.   Agradeço também, a parceria com o COLB, pois seus integrantes, com muito carinho e dedicação, nos ajudaram na prova toda. Eles têm total conhecimento na parte técnica e, obviamente, esta parceria resultou em uma divulgação muito grande da corrida de orientação. Este é um esporte que une a parte física do atleta, mas também a parte técnica, de estudo de cada participante, porque ele tem que saber ler um mapa e se orientar. Eu me sinto muito feliz com este trabalho, com a parceria e, principalmente, com a participação maciça das escolas do nosso município. Muito obrigado a todos os que participaram. Aos familiares que acompanharam os alunos, meus agradecimentos, pois esporte é isso, a união das pessoas”, considerou o secretário.

 

Tiago Evaristo Filho, de 15 anos, que cursa a primeira série do ensino médio do Colégio Manoel Riba, participa da competição de orientação desde 2015. Ele também atua em outras modalidades e salienta que cada uma tem sua peculiaridade, seu diferencial. Tiago pontua ainda que procura entender e aproveitar o momento de disputa, pois ele é único. “Eu participo de várias provas do atletismo, desde 2015, quando tinha oito anos de idade. Eu gosto muito das provas de orientação, porque, além de exercício físico, requer uma tarefa mental, pois se trabalha com cálculo de tempo, com orientação e direcionamento, com leitura de mapas. É uma prova completa. Eu gosto muito de competir e de me desafiar a cada prova”, ressalta Tiago.

 

CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO

 

GRUPO 3 MASCULINO

 

1°Acir Antonio de Lara – Colégio Aliança

2° Tiago Evaristo Colégio Cívico Militar Manoel Ribas

3° Luís Eduardo Ribeiro – Colégio Sesi

4° Luís Gustavo – Colégio Aliança

5° Fernando Bueno – Colégio Visconde de Guarapuava

 

GRUPO 3 FEMININO

 

1° Milene Tiemi – Colégio Aliança

2° Ingredi Milena – Colégio Cívico Militar Manoel Ribas

3° Talyne Aparecida – Colégio Mahatma Gandhi

4° Bruna Polzin – Colégio Visconde de Guarapuava

5° Hewylyn Gaspareto – Colégio Carneiro

 

GRUPO 2 FEMININO

 

1° Gabriella Serbai Bilek – Colégio Alfa

2° Isabeli Kleppa – Colégio Santa Terezinha

3° Isabella Souza – Colégio Santa Terezinha

4° Lyziane Oliveira – Colégio Cívico Militar Vereador Heitor Rocha Kramer

5° Fabiele Gonçalves – Santa Terezinha

 

GRUPO 2 MASCULINO

 

1° Kauã Ribeiro – Colégio Visconde de Guarapuava

2° Leonardo Valenga – Colégio Santa Terezinha

3° Mateus Guilherme – Colégio Visconde de Guarapuava

4° Pierre Gabriel – Colégio Visconde de Guarapuava

5° João Vítor Wicznopski – Colégio Visconde de Guarapuava

 

ATLETAS INSCRITOS

 

Grupo 3

 

Masculino: 70

Feminino: 63

Grupo2

 

Masculino: 63

Feminino: 70