Notícias

Jardim das Américas recebe Projeto Orquídea

22/03/2017

O Projeto Orquídea é uma iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Unicentro e com o Senai. O objetivo é aproximar as mulheres das políticas públicas, discutindo temas importantes como empoderamento feminino, direito das mulheres e empreendedorismo. Há quatro anos o projeto faz parte da vida de milhares de guarapuavanas. Durante três meses, as participantes aprendem as técnicas de artesanato e recebem noções de orçamento familiar e empreendedorismo, discutem sobre tendências que estão em alta no mercado do artesanato, sejam colares, brincos, panos de prato, caixas ou quaisquer produtos confeccionados e também aprendem sobre empoderamento.  

Os encontros de 2017 começaram nessa segunda (20) no Jardim das Américas. Apesar do projeto já ter começado, quem tiver interesse ainda pode se matricular na próxima segunda-feira (27), no CRAS do Jardim das Américas, durante o curso. Para participar do projeto não é necessário fazer inscrição ou pagar taxa. Para ensinar as técnicas de artesanato para as participantes o projeto conta com o auxílio de 10 artesãs voluntárias.

As aulas acontecem das 14h às 16h. “A secretaria oferece os produtos iniciais pra aprender as técnicas. Mas durante o curso, várias mulheres já compram mais materiais e começam a vender seus produtos na Feira do Produtor, conseguindo uma boa renda extra”, explica a Secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran.

Até o ano que vem mais seis bairros vão receber o projeto, entre eles  Vila Bela, Morro Alto e Conradinho. “A seleção dos bairros é realizada a partir do número de registros de violência contra a mulher. Queremos emponderar essas mulheres para que a realidade do bairro mude”, finaliza Priscila.