Ipês trazem vivacidade às ruas de Guarapuava

09/09/2021

Neste mês, ruas, jardins e praças de Guarapuava ganham um colorido especial. Depois do rosa das flores das cerejeiras predominar nos espaços públicos em boa parte do inverno, agora, é a vez do amarelo fazer o prenúncio da chegada da primavera. A florada dos ipês se destaca em meio a paisagem urbana, embeleza e traz mais vivacidade à rotina dos moradores. “Dá mais vida para a cidade e mais ânimo para trabalhar”, conta Seo João Portela, que é apaixonado pelos ipês.

Da porta do comércio, ele tem o privilégio de admirar a floração todos os anos. “É maravilhoso poder chegar aqui e ver essas cores vivas aqui na frente. Além de deixar lindo, atrai mais pessoas para tirar fotos e também comprar aqui, né?”, disse satisfeito.

Ipês perdem todas as folhas antes de florescerem e a cor vibrante se destaca na paisagem urbana.

Na rua XV de Novembro é possível ver um “tapete amarelo” formado pelas flores já caídas. A Praça 9 de Dezembro, marco zero da cidade, também é ‘enfeitada’ por árvores majestosas que se estendem sobre as calçadas e passeios. Os trocos grandes, de casca rugosa, indicam a passagem de muitas estações encantando os guarapuavanos.

Os ipês são indicados para regiões frias, pois, além de belas, são árvores caducifólias, ou seja, nessa época, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas,  permitindo, assim, maior ventilação e luminosidade dos locais, especialmente em jardins e quintais.

Espécies

Aqui há três espécies de ipê amarelo: Handroanthus chrysotrichus, Handroanthus albus, Handroanthus umbellatus; e é justamente esta última, que ganhou espaço nos Centros de Bairros do Boqueirão, Cristo Rei e Santana.

A Handroanthus umbellatus foi trazida em 2016 pelas secretarias de Meio Ambiente (SEMAG) e Planejamento e Urbanismo. De acordo com Saulo Küster, engenheiro florestal da SEMAG, a variedade foi escolhida por sua exuberância e por ser uma árvore nativa do Brasil, ou seja, ela é habituada ao clima da região.

Espécie Handroanthus umbellatus foi plantada nos Centros de Bairro por ter menor porte e ser de fácil adaptação.

A principal característica dessa espécie é o tamanho um pouco menor do que as outras. Enquanto os demais tipos de ipê chegam à altura de 30 metros, a Handroanthus umbellatus mede de 10 a 18 metros.

“A escolha por se plantar a Handroanthus albus no centro dos bairros é pela habilidade de adaptação no ambiente urbano, pois, por menor porte, seus galhos não irão atrapalhar a rede elétrica, nem suas raízes quebrarão calçadas e asfaltos nem afetarão as redes de esgoto e água”, explicou Saulo.

Além disso, são árvores de floração precoce. No entanto, há exemplares da Handroanthus chrysotrichus na Vila Carli. E a Handroanthus albus, que é a mais comum, pode ser encontrada na Praça Cândido Xavier, em frente à Prefeitura Municipal de Guarapuava.