Notícias

Intervenções artísticas e homenagem às mulheres vítimas, marcam o início da programação em alusão ao dia Estadual de Combate ao Feminicídio

22/07/2022

Daniela, Jaqueline, Ursulina, Tatiane, Tatiana, Ana Paula, Luciane, Elisangela, Ana Maria,Juliana, Aline, Gisele, Maria, MarielePor essas e tantas outras mulheres vítimas da violência e do feminicídio no estado do Paraná, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Guarapuava, promoveu nesta sexta-feira (22), a exposição de 75 cruzes representando cada vítima de feminicídio no Paraná até 2021, na  Praça 9 de Dezembro, em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. 

 

“Este é um dia que marca a força das mulheres de Guarapuava. E, vemos que a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres é um exemplo não só para o Paraná, mas para o Brasil todo, com a parceria que recebe dos demais órgãos, como a Câmara de Vereadores, a Defensoria Pública, a Secretaria de Saúde e de Assistência Social, reflete  no trabalho direto que é realizado pela Secretaria. São vidas que são salvas todos os dias”, refletiu o prefeito, Celso Góes. 

 

Para a Secretária da Secretaria da Mulher, Priscila Schran, o intuito desta ação é para que as mulheres conheçam seus direitos e saibam que conseguirão o suporte necessário para sair do ciclo de violência. “Estamos com toda rede de apoio a mulher presente como a faculdade Campo Real, o SAE, Clínica da Mulher, o Cram, a Procuradoria da Mulher, a Defensoria Pública, toda a nossa rede de enfrentamento a violência contra as mulheres, para dar todas as orientações necessárias para as mulheres, com o objetivo de romper o ciclo de violência e evitar novos feminicídios”, destacou Priscila.

 

“É inadmissível que mulheres tenham suas vidas ceifadas pelo machismo. Pelo sentimento de posse. Que tenham seus sonhos interrompidos de tal forma. O dia de hoje é para lembrar que a nossa luta se faz todos os dias. Em Guarapuava, nós lutamos em rede, incessante e incansavelmente, sem tirar os olhos do nosso objetivo, que é ter 0 feminicídios no ano, em todos os anos”, contextualiza a Vereadora e Procuradora da Mulher de Guarapuava, Bruna Spitzner.

 

O evento contou também com a presença da Deputada Cristina Silvestri, servidores, secretário e vereadores municipais, e da população em geral. 

 

Programação:

 

Além desta ação que acontece durante o dia todo, ainda hoje (22), às 18h30, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, acontecerá a palestra com a doutora e professora de direito penal, Ana Claudia da Silva Abreu, com o tema: “Denúncias de Feminicídios e Silenciamentos: Olhares descoloniais sobre a atuação do sistema criminal” 

 

23 de Julho – Às 19h – Cinema da UNICENTRO – Exibição do documentário “ O Silêncio das Rosas”.