Notícias

Inscrições abertas para novos conselheiros tutelares em Guarapuava

12/04/2019

Estão abertas as inscrições para candidatos ao Processo de Escolha Unificado para conselheiros tutelares em Guarapuava. A votação, que ocorre a cada quatro anos, será no dia 6 de outubro em todo o Brasil. Para se inscrever, basta ir até a Secretaria Executiva dos Conselhos, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Segundo o conselheiro do Comdica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Márcio Anderson Miqueta, o papel do conselheiro tutelar é de grande importância para a sociedade e a participação é fundamental. “A principal função é a de zelar pela proteção e garantia, agindo sempre que os direitos da criança e do adolescente forem ameaçados ou efetivamente violados pela sociedade, Estado, pais e/ou responsáveis ou até mesmo em razão da sua própria conduta. Representam a sociedade na proteção e na garantia desses direitos, contra qualquer ação ou omissão dos envolvidos”, destacou Márcio.

As inscrições para se candidatar a função de conselheiro tutelar podem ser feitas até 10 de maio. A participação é gratuita. Para conferir os detalhes sobre quem pode participar e mais informações, basta acessar o edital, clicando aqui.