Inovação e Planejamento marcam abertura de Conferência Guarapuava 2035

20/10/2021

Inovação, tecnologia e planos para o futuro marcaram nesta terça-feira (19) a abertura da Conferência Guarapuava 2035. Esse é o primeiro evento de uma programação de 50 dias com palestras e oficinas voltadas para a elaboração de ideias e propostas nas áreas de Ecossistema e Políticas Públicas de Inovação, promovida pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava. “Estou muito entusiasmado. Um fórum tão agregado de pessoas, com um projeto que transforma a nossa cidade em uma das cidades mais inovadoras do Brasil, é uma ideia brilhante que veio de várias pessoas pensando juntos com a sociedade civil. É o que nós queremos, e isso nos dá esperança de um futuro brilhante para podermos sonhar com dois mil e trinta e cinco”, destacou o prefeito Celso Góes.

Um projeto ambicioso, que tem o objetivo de discutir e planejar os caminhos de desenvolvimento socioeconômico da região a partir do ecossistema de inovação, por meio de modelos de uma nova economia e novos negócios. “A gente quer envolver toda a sociedade para construir Guarapuava, por isso criamos um aplicativo que pretende que alunos, professores, reitores, líderes, participem, se envolvam, deem suas opiniões para que juntos com esse ecossistema fortalecido possamos construir a Guarapuava que queremos”, explicou o presidente do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi.

“O principal objetivo da conferência Guarapuava 2035, é pegar a visão trazida pelo fórum e transformar isso em um plano estratégico com metas e projetos claros” complementou Agenor Felipe Krysa, consultor do Sebrae.

Para a Deputada Estadual Cristina Silvestri, o município traz representatividade em um projeto que planeja o futuro “Quero cumprimentar a todas as entidades, as empresas que participam desse grande projeto e a todas as mulheres que estão inseridas nesse projeto de políticas públicas para inovação e tecnologia que Guarapuava não poderia ficar fora” disse a deputada.

A noite de abertura contou com as palestras de Júlio Agostini, Diretor de Operações do Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que apresentou a Inovação como estratégia de desenvolvimento territorial, e de Emílio Beltrami, Ceo da empresa de consultoria Conect e do Centro Tecnológico Cosmob, abordando o tema ‘Foresight: uma proposta para Guarapuava 2035‘, diretamente da Itália.

Para o vereador Nego Silvio, que representou o Poder Legislativo, a conferência dialoga e auxilia com propostas de desenvolvimento para o município “Esse é um momento que busca o desenvolvimento de Guarapuava e esse desenvolvimento se faz com a união e engajamento da sociedade guarapuavana em prol da nossa cidade. Vamos trabalhar juntos para termos a Guarapuava que queremos no futuro e para termos o futuro, precisamos obviamente fazer agora no presente”, enfatizou o vereador. O Deputado Estadual, Artagão Júnior,  participou da Conferência de forma online. E, enviou um vídeo para ser exibido durante o evento, se colocando à disposição do município para fortalecimento dos projetos.

Fizeram o uso da palavra, representantes das Instituições de Ensino, Professor Juarez Soares (Uniguairacá), Leonardo Mattos (Faculdade Guarapuava), Rodrigo Ribeiro (UTFPR), Joel Franzin (Gerente Regional do Sebrae) e Lilian Cadore (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava- ACIG). Representando o Governador Carlos Massa Ratinho Junior, esteve o superintendente  Aldo Nelson Bona.

O evento foi realizado de forma presencial (somente para inscritos antecipadamente, respeitando todas as orientações e medidas de prevenção ao Covid-19) e online na página do Facebook do Fórum de Inovação. Entre os participantes estavam secretários e secretárias municipais, autoridades civis e representantes das entidades parceiras.

Para acompanhar a programação e participar da conferência é necessário baixar o APP, CG 2035 disponível nas versões para Android e IOS.