Iniciam hoje (16) as vendas online das Feiras do Produtor Rural de Guarapuava

16/04/2020

A partir desta quinta-feira (16), a qualidade dos produtos da agricultura familiar de Guarapuava, comercializados nas Feiras do Produtor Rural, já podem estar, de novo, na mesa das famílias guarapuavanas. Isso porque, após a suspensão temporária das feiras presenciais, em virtude da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Agricultura está lançando uma forma segura, prática e eficiente para garantir a continuidade da compra e venda dos produtos da Agricultura Familiar e de Produtores Rurais. Já está no ar o site Compre do Produtor.

“O e-commerce irá conectar produtor e clientes com a mesma atenção e cuidado das Feiras. Produtos frescos e de qualidade serão adquiridos de uma forma simples, rápida e segura. É uma saída que garantirá o sustento de várias famílias durante esse momento de crise, além de zelar pela saúde tanto de quem compra, como de quem vende nas Feiras”, destacou o secretário de Agricultura, Ademir Fabiane.

A plataforma de venda online será, neste momento, uma alternativa de renda importante durante o cumprimento das medidas municipais de enfrentamento à Covid-19. “É importante a adesão da população a essa forma de compra, pois ela garantirá a segurança e integridade dos nossos produtores rurais para que eles não tenham grandes prejuízos e possam suportar esse momento de crise sanitária e comercial que atinge o mundo todo. Devemos dar fôlego aos pequenos produtores”, afirmou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

Segundo o responsável pela criação e gestão do novo site, Carlos Eduardo Bortolin, a plataforma de venda online é resultado de uma parceria entre Prefeitura e iniciativa privada. “O primordial para a viabilização desse projeto foi a adesão de empresários que dispuseram seu tempo e estrutura para contribuir. Cito a Agência Web K13 que desenvolveu toda a plataforma de vendas sem custo algum aos agricultores”, afirmou. “Este site oportuniza aos guarapuavanos uma alimentação de qualidade, sem sair de casa e ajuda o agricultor familiar a prosperar fazendo aquilo que sabe fazer melhor: produzir alimentos”, completou Carlos.

FUNCIONAMENTO

No site, o consumidor encontrará um catálogo de produtos com toda a produção agrícola disponível e poderá escolher o que deseja comprar, com a variedade e qualidade já oferecida nas Feiras do Produtor (vegetais, frutas, panificados e produtos de origem animal). Para quem comprar com frequência, haverá a oferta de um pacote de compras recorrentes, ou seja, o consumidor irá pagar uma única vez e receberá os produtos de acordo com o pacote escolhido (semanal ou quinzenal) podendo optar por pacotes com quatro ou sete tipos de vegetais, com valores respectivos a sacola escolhida.

A compra mínima no site será de R$ 20. Ao final da escolha, o consumidor poderá escolher pagar online ou presencialmente, no dinheiro, cartão ou através da plataforma PicPay.  As compras serão entregues pela Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava) e não será cobrada taxa de entrega.

ENTREGAS

As entregas ocorrerão todas as tardes de quarta-feira e sexta-feira. Conforme houver aumento na demanda, a necessidade da entrega em mais dias da semana será avaliada. “Os produtos serão entregues todas as tardes porque pela manhã o agricultor fará a colheita, garantindo que o consumidor receba sempre um produto fresco em sua casa”, finalizou o secretário Ademir Fabiane.