Notícias

Isolamento social e medidas de prevenção ajudam a diminuir o contágio pelo coronavírus

28/11/2020

Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (27), Guarapuava atingiu 774 casos ativos de Covid-19. Por isso, a importância do isolamento social é imprescindível para que a velocidade de propagação do vírus diminua, além de reforçar as medidas preventivas como uso de máscara, álcool em gel e não compartilhamento de objetos/utensílios. 

 

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a necessidade da colaboração de toda a população guarapuavana, principalmente, nas próximas três semanas, durante o período de alerta epidemiológico decretado na última quinta-feira(26) pela Administração Municipal.

 

“Apenas saia de casa quando estritamente necessário.  Pessoas com idade de risco (acima de 60 anos) ou com doenças como diabetes, obesidade, problemas cardíacos e tabagistas, por exemplo, também devem permanecer em isolamento para diminuir os riscos de contaminação. De forma alguma devemos promover aglomerações em nossas casas, como festas, confraternizações e churrascos, situações que tem sido o principal modo de contágio em nossa cidade durante essa pandemia”, explicou o secretário Municipal de Saúde Jonilson Pires.  

 

“Além da ampliação da fiscalização sobre o cumprimento das medidas nesse período específico, toda população deve redobrar os cuidados para que possamos baixar a taxa de contágio. Nossa preocupação é proteger as vidas e garantir o atendimento de saúde adequado para todos os que precisarem, incluído o tratamento hospitalar. No entanto, não adianta termos mais leitos de UTI e os casos se multiplicarem rapidamente por conta do desrespeito às normas sanitárias. O compromisso com a saúde pública é de todos”, declarou o prefeito Cesar Silvestri Filho.  

 

 

Imagem: Secom/Campanha de conscientização para separação e identificação do lixo contaminado.

 

Recomendações

A melhor forma de precaução é permanecer em casa e respeitar o isolamento. Seja pela falta do uso de máscaras ou pelas aglomerações, o descumprimento das medidas é apontado como uma das principais causas de aumento do contágio.

 

Nos ambientes compartilhados com uma pessoa diagnosticada com o Covid-19, o conselho é de que ela utilize em todos os momentos a máscara e que nunca passe longos períodos com as pessoas que não estejam infectadas. A comunicação também deve ser feita por outros meios, como o telefone e celular. Além disso, o lixo produzido pelo paciente infectado deve ser separado dos demais, a embalagem reforçada com mais sacos plásticos, sem esquecer de amarrar uma fita colorida para ajudar o coletor a identificar o material contaminado.

 

Quando possível, as pessoas não infectadas que moram em um mesmo cômodo com alguém com diagnóstico positivo, devem procurar abrigo em outro ambiente, temporariamente, durante o período de quarentena (casa de outro familiar), especialmente crianças e idosos. 

 

Além disso, fique atento. Nesse período, hábitos como o compartilhamento de cuias de chimarrão, copos, talheres e canudos, ou a falta do uso de máscaras, aumentam as chances de propagação do coronavírus.

         

Ambientes compartilhados

No caso dos banheiros, é importante que o infectado desinfete todas as superfícies utilizadas antes e sair do local. Os objetos que eram compartilhados, como pasta de dente, toalhas, sabonete de pia e outros, devem se tornar individuais. A escova de dentes da pessoa com a Covid-19 também deve ser retirada do lugar onde as outras estiverem. 

 

Todas as superfícies que tiverem contato com o infectado devem ser limpas constantemente, nesses casos entram as maçanetas, pias, mesas, cadeiras, etc. As lixeiras precisam estar sempre fechadas e as roupas e acessórios da pessoa diagnosticada com o coronavírus devem ser lavadas logo após o uso, além serem postas para secar em local arejado.

 

Foto: Secom/Uso de álcool 70% é uma das medidas eficazes de prevenção.

 

Decreto

Prezando pela saúde da população guarapuavana, o prefeito Cesar Silvestri Filho comunicou na última quinta-feira (dia 26) um novo decreto a fim de diminuir a proliferação do vírus na cidade. 

 

Com relação à isso, a fiscalização, que já ocorria normalmente, foi intensificada. Os indivíduos que não cumprirem com os novos termos estabelecidos estão sujeitos a pagarem uma multa de R$ 5 mil reais. Saiba mais aqui

 

Atendimento e denúncias

O atendimento dos casos suspeitos e confirmados está sendo feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e call center. Já a coleta de testes do tipo PCR é feita nas segundas, quartas e sextas-feiras. Nas terças e quintas-feiras o exame realizado é o teste rápido. Ambos agendados pela equipe do call center que atende diariamente, das 8h às 23h, pelo fone 0800 642 0019.

 

As denúncias de descumprimento das medidas preventivas devem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, através do número 156.