Inaugurado o Teatro Municipal de Guarapuava

09/06/2018

Guarapuava agora tem um espaço que promove ainda mais o acesso à cultura: o Teatro Municipal. Um sonho da população concretizado nesta sexta-feira e sábado (8 e 9). Dois dias memoráveis para ficar na história da cidade, com apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná e o Balé Teatro Guaíra. Na solenidade de estreia, o prefeito Cesar Silvestri Filho destacou que o Teatro Municipal de Guarapuava é um dos mais modernos do Paraná e que o Estado ganha mais um palco adequado para receber grandes espetáculos. “É um espaço que vai promover e estimular a produção da cultura local. Nossos artistas terão condições adequadas para se apresentar e formar público, além disso tem a vocação de ser um teatro-escola para a formação de artistas”.

O prefeito também destacou que a obra do teatro é uma das mais importantes inauguradas este ano e que coloca Guarapuava em um novo patamar. “A atual administração valoriza todas as áreas e na cultura não é diferente. Estamos orgulhosos em ver hoje concretizado o resultado de um trabalho coletivo”, ressaltou.

O evento teve a presença governadora Cida Borghetti e autoridades municipais, regionais e estaduais, artistas e representantes de diversos segmentos. Cida Borghetti ressaltou que todo o Estado ganha com o teatro de Guarapuava. “Inaugurar um teatro em uma cidade histórica e emblemática do Paraná, como Guarapuava, que preserva sua cultura e história, representa um resgate cultural e artístico para todo o Estado”.

A secretária Doraci Senger Luy agradeceu a contribuição de todos que de alguma participaram da concretização da obra que também será um teatro-escola com cursos e oficinas. “É um espaço para nossos artistas mostrarem seu talento e também inspirarem nossas crianças. Aqui elas terão toda a estrutura necessária para aprender e mostrar seu talento”, afirmou.

Para Cristina Silvestri, agora Guarapuava está inserida no roteiro de grandes apresentações e espetáculos. “Estamos preparados para receber artistas, peças teatrais e espetáculos que vão inspirar e despertar na sociedade o gosto pela cultura”, afirmou. Segundo o secretário estadual da Cultura, João Luiz Fiani, o teatro vai funcionar como um polo cultural no interior do Estado. “Qualquer teatro que é aberto se torna um polo de cultura. Vamos criar uma ligação direta entre o Governo do Estado e a prefeitura para que possamos crescer cada vez mais com a cultura”.

O design arquitetônico do teatro foi inspirado no primeiro prédio que abrigou a Prefeitura de Guarapuava. O projeto, que promove a acessibilidade, se destaca por unir história e modernidade, com o que há de mais avançado em cenografia, técnica, iluminação e acústica.

Homenagens

O prefeito Cesar Filho homenageou quatro importantes pessoas que fizeram parte da história da construção e finalização do Teatro Municipal: ex-prefeito Fernando Ribas Carli, na ocasião representado pelo filho, deputado estadual Bernardo Carli; ex-governador Beto Richa; diretora-presidente do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter; e diretor artístico do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro.

Espetáculos

A estreia foi marcada pela belíssima apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, regida pelo Maestro Ricardo Castro.  Foram duas apresentações, umas delas à tarde. No repertório, os músicos apresentaram Villa-Lobos, Beethoven e Mozart.

A programação de inauguração segue até amanha com o Balé Teatro Guaíra no espetáculo Carmen, montagem de 2017 coreografada e dirigida por Luiz Fernando Bongiovanni. Carmen, uma das obras mais conhecidas em todo o mundo, conta a trágica história de uma cigana assassinada por seu amante.

Postado em: 09/06/2018