Inauguração da nova Feira do Produtor leva centenas de pessoas à Vila Bela

17/09/2014

Fazer a feira está ganhando um novo conceito em Guarapuava. Agora, a comunidade tem mais um espaço para comprar alimentos de qualidade, com preço baixo e fresquinhos, direto do produtor. Na tarde desta quarta-feira (17), a Prefeitura de Guarapuava e a Secretaria de Agricultura, através do programa Vida Rural, lançaram a terceira Feira do Produtor, que levou centenas de pessoas ao bairro Vila Bela. São 60 expositores, dos quais 18 são produtores familiares, que oferecem aos visitantes alimentos direto do campo como embutidos, vinhos e sucos, produtos de panificação e artesanatos.

O prefeito Cesar Silvestri Filho esteve no local e declarou aberta a nova feira. “Esta ação vai proporcionar ao pequeno produtor um ambiente para que possa comercializar seu produto sem intermediários, ficando com a renda inteira. São produtos de qualidade e com preço justo que, agora, estão em mais um ponto da cidade”, destaca.

Moradora do bairro há 16 anos, Esmélia de Fátima Finger elogiou a iniciativa. “Está muito bonito e o preço é realmente bom. Agora que tenho essa opção perto de casa vou aproveitar”, relata a senhora de 63 anos.

O secretário de Agricultura Itacir Vezzaro explica que, com a nova feira, 150 produtores participam da atividade. “Cada dia de feira gera entre R$ 13 e 15 mil, isso fomenta a economia do município e é parte importante da renda mensal dos expositores”. Quem concorda com isso é Otilia Valoski que comercializa legumes e verduras. “Antes nós não tínhamos espaço para vender nossos produtos, é uma oportunidade de aumentar nossa renda consideravelmente”, conta a moradora do Morro Grande, no Distrito do Guairacá. Outro expositor que aproveita os benefícios que a feira traz é o artesão Antonio Marcos Lustosa. “As vezes o pessoal olha uma vez e não compra, mas volta outro dia e leva alguma peça e até fazem encomenda. É uma boa forma para quem produz artesanato divulgar seu trabalho”, fala o vendedor de luminárias personalizadas.

A Feira do Produtor da Vila Bela vai funcionar todas as quartas-feiras, das 16h às 19h no salão da Igreja Divino Espírito Santo que fica na Rua Francisco Demario, n° 405. Os guarapuavanos podem aproveitar ainda as feiras nas igrejas Santana, nas terças, e Dom Bosco nas quintas-feiras, sempre no mesmo horário.