Notícias

II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional debate direito à alimentação saudável

22/05/2015

A Prefeitura de Guarapuava realiza, nesta sexta-feira (22), a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o lema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, os debates tem o objetivo de ampliar os compromissos políticos e garantir o direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos saudáveis, de qualidade e em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.

Durante a abertura do evento, a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy destacou a importância e a atenção especial aos alimentos saudáveis. “Todos os nossos esforços são para garantir a melhoria da qualidade de vida dos guarapuavanos. Hoje em dia a merenda de nossas crianças da rede municipal e estadual de ensino é feita com os produtos da agricultura familiar de Guarapuava”, comenta Doraci ao lembrar que a venda dos produtos para a merenda escolar também contribui para o aumento de renda dos produtores rurais. “E a venda dos produtos para a merenda escolar é apenas mais um projeto do Vida Rural. Além de garantir uma alimentação saudável para nossas crianças estamos contribuindo com a melhora de vida desses agricultores que hoje têm um mercado garantido para comercializarem suas produções”.

Logo pela manhã foi realizada a leitura e aprovação do Regulamento da Conferência e em seguida, a palestra ministrada pelo professor doutor Julian Perez Cassarino, da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), colocando em discussão o assunto sobre segurança alimentar e nutricional. O evento prossegue até o final da tarde no auditório no salão paroquial da Igreja Santa Cruz, onde ainda serão realizados trabalhos em grupos para abordagem dos temas propostos.