IDR de Guarapuava realiza Seminário Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

25/10/2022

Nesta terça-feira (25), a Secretaria de Agricultura e Assistência Social em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-) em Guarapuava, realizou o Seminário Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento foi na sede do Sindicato dos Servidores Públicos e Profissionais de Guarapuava (SISPPMUG), e contou com a participação de funcionários municipais de Guarapuava, Irati e Laranjeiras do Sul. A intenção do evento, foi a de fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na região.

A secretária de Assistência Social, Elenita Luiza Lodi, contou por que foi desenvolvido esse seminário. “Este evento vem ao encontro da necessidade de articular ações conjuntas para enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional. Nos encontramos num momento pós-pandemia em que houve aumento considerável na demanda para ações da política de assistência social. Desta forma, percebemos que somente com o diálogo com as demais secretarias municipais e órgãos do Estado, vamos conseguir atender com dignidade”, pontua.

“O Governo do Estado, está promovendo esse seminário nas diversas regiões, para verificar junto aos municípios, como é que estão as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, como está o andamento das legislações, se os municípios estão cumprindo com os prazos e com as políticas que foram desenvolvidas e criadas em cada município. Além de incentivá-los a continuarem tocando essas políticas públicas da melhor maneira possível. Assim como algumas questões que têm prazos legais, que precisam ser prestadas atenção, então isso vai ser repassado no seminário”, explicou o Gerente regional do IDR Paraná guarapuava, Bruno Luis Krevoruczka.

O secretário da Agricultura e Abastecimento de Guarapuava, Itacir José Vezzaro, explicou a importância de apresentar esse seminário para os municípios. “Hoje, discutimos a questão da segurança alimentar. São projetos importantes para que os municípios possam implantá-los onde a população realmente precise. Por isso, é importante esta discussão, pois há recursos para serem aplicados nesses projetos”, destaca Itacir.

O secretário executivo do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

(CONSEA) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

(CAISAN Paraná), Valdenir Veloso Neto, foi um dos palestrantes do encontro. Ele elencou que o Paraná é referência para o Brasil em se tratando de rede de alimentação.

“Minha conversa é sobre o SISAN (Sistema de Segurança Alimentar Nacional), no qual o Paraná é referência para o Brasil. Também somos destaque na rede de proteção alimentar. Além disso, eu vou falar do DHA, que é o direito humano à alimentação adequada. Todas essas explicações, são para que o público compreenda que todos têm o direito a uma alimentação adequada.  Isso está previsto na nossa Constituição e em marcos internacionais”, explicou o palestrante.

A diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (SEAP), Márcia Cristina Stolarski, falou sobre a importância de políticas públicas de segurança alimentar para as pessoas. Ela pontuou ainda, que a pandemia de COVID-19 fez com que a pobreza se acentuasse na população, agravando, desta forma, o problema que já afetava a muitos.

“Viemos falar hoje sobre a política de segurança alimentar. Normalmente as pessoas acreditam que seja a segurança do alimento, a higiene do alimento. Mas mostramos já no início, que na verdade, a segurança alimentar é algo muito mais abrangente. Desta forma, percebemos que, com a pandemia, tivemos um significativo aumento da pobreza e da fome no País. Para sanar o problema, o governo procura trabalhar políticas para realmente tentar minimizar essa dor da população”, classifica.