Notícias

I mostra Bienal de Arte “MULHERES: PERCURSOS DE DESOBEDIÊNCIA E RESISTÊNCIA” está com as inscrições abertas

04/02/2022

A I Mostra Bienal de Arte realizada em parceria da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres com a Unicentro está com inscrições abertas até o dia 04 de março. O evento acontecerá a partir do dia 7 de março na UNICENTRO e demais instituições parceiras. Além da parte cultural, a Bienal terá também um viés científico com a presença de pesquisadoras da área de estudo. 

 

A ideia da realização da Mostra surgiu a partir da ambição de unir artistas da região em um mesmo lugar, para que a comunidade conheça as obras produzidas por eles. O tema do evento será Mulheres: Percursos de Desobediência e Resistência. 

 

“Para nós a primeira bienal de arte, vem conjugar todas as iniciativas de mulheres que ousam desobedecer e que ousam construir a sua história, o seu protagonismo a partir do seu trabalho, da sua arte, da sua performance, da sua ação, do seu modo de vida, do seu modo de estar presente no mundo. Então para ter juntado isso é uma experiência extraordinária, marcante e histórica para o município de Guarapuava”, comentou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres,  Priscila Schran.

 

“A temática surgiu a partir da ideia de que as conquistas femininas em todas as áreas vieram de uma desobediência às normas impostas pelo sistema regido pelo patriarcalismo. Em reunião com instituições e artistas, elegemos essa temática para a I Bienal”, complementou a diretora de Cultura da Unicentro, professora Níncia Teixeira. 

 

Os trabalhos serão expostos, de forma presencial, na Unicentro a partir de março, alguns também serão colocados para visitação no Centro Universitário Campo Real, Centro Universitário Guairacá, na UTFPR e na Prefeitura de Guarapuava.

Além de artistas e pesquisadores, alunos de escolas públicas e particulares, acadêmicos, comunidade e coletivos estão convidados para exporem seus trabalhos. “A Bienal aceita todo tipo de produção artística, desde que esteja enquadrada na temática. Artes plásticas, visuais, performance e instalação. Além de receber resumos de pesquisas científicas com a mesma temática”, explicou Níncia.

 

As inscrições vão até o dia 4 de março e os participantes terão do dia primeiro de março até quatro de março para fazer as montagens do trabalho. No dia 23 de fevereiro será lançada a lista das obras aprovadas nas redes sociais da Diretoria de Cultura da Unicentro, o DIRC, e as obras deverão ser entregues na sede da diretoria na Unicentro até o dia 25, às 17 horas.

 

Para realizar a inscrição acesse:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdG2MQxcf2ASOuwA-YCqshy_mAQo6hDc-B0ti6ejAj6D2VGyg/viewform

 

Para mais informações o telefone para contato é o (42) 36211016.