
Homenagens marcaram a programação dos 200 anos de Guarapuava nesse sábado (07)
09/12/2019
Um dia memorável cheio de sentimentos e emoções. Nesse sábado (07), a música A Sky Full OF Starrs, da banda Codplay, que era a preferida do ex-deputado estadual, Bernardo Carli, foi cantada pelo Coral Municipal Silvino Turko, dando início a uma cerimônia de homenagens ao guarapuavano. Na ocasião, foi inaugurado um busto do então deputado, que morreu em 22 de julho de 2018, vítima de um acidente aéreo. “Deus deu a oportunidade do Bernardo exercer sua vocação, mesmo que talvez não pelo tempo que ele gostaria. Mas levem no coração de vocês a tranqüilidade e certeza de que o Bernardo se foi fazendo o que amava”, comentou emocionado, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
Durante a cerimônia, foram recordadas diversas conquistas de Bernardo, obtidas em sua trajetória na vida pública, como investimentos na educação, a luta pelo curso de medicina na Unicentro e no Centro Universitário Campo Real, além da construção do Hospital Regional de Guarapuava. “Nós partilhamos projetos juntos, lutamos e estávamos esperando a realização das grandes conquistas que, infelizmente, ele não chegou a ver. Ele foi tão jovem e sua vida foi tão realizadora, que vejo as sementes que ele plantou já germinando e estão crescendo. Todas serão eternizadas e o nome do Bernardo ficará para sempre na memória de cada um de nós”, destacou a deputada estadual, Cristina Silvestri.
Presente na homenagem, o pai de Bernardo, Fernando Ribas Carli, exaltou a determinação e alegria do filho. “Ficou um vazio para nós. Tentamos andar mais rápido, mas a força falta. Em meu nome e de nossa família, eu não tenho palavras para agradecer. Que a presença do Bernardo seja constante todos os dias em nossa cidade. Tenho certeza que ele está no meio de nós, com aquele sorriso amigo” e fraterno concluiu o pai de Bernardo.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
Em Sessão Solene, Câmara de Vereadores homenageia ex-prefeitos municipais
Após a homenagem do Bernardo e como parte da programação dos 200 anos de Guarapuava, a Câmara Municipal, juntamente com o Instituto Histórico de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava, como gesto de gratidão e reconhecimento, homenageou os ex-prefeitos que ajudaram na construção da história da cidade. “Homenagear nossos prefeitos é como homenagem a todos os guarapuavanos. Encerramos com chave de houve um momento histórico, homenageando os grandes líderes com personalidades fortes e características marcantes. 200 anos é um marco que realmente precisa ser lembrando à altura. Guarapuava, em seu bicentenário, tem história antiga, mas não é velha, é uma cidade moderna que aponta para o futuro”, ressaltou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

(Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)
No ato foi entregue uma placa benemérita a todos os homenageados. Além dos ex-prefeitos, também foram homenageadas a primeira mulher a ocupar o cargo como vice-prefeita em Guarapuava, Eva Schran, que na ocasião foi representada por sua filha e atual secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran; e a deputada estadual, Cristina Silvestri, primeira mulher a conquistar um cargo a nível estadual. “Obrigada por tudo que vocês fizeram pela nossa querida Guarapuava, uma data tão comemorativa, com a contribuição de cada um por lutas e conquistas, fez Guarapuava chegar onde nós chegamos”, agradeceu a deputada. “Eu sei o carinho que os prefeitos têm por essa casa, nós temos histórias e precisamos comemorar esses 200 anos, de muita luta. Precisamos dar as mãos para que Guarapuava continue cada dia melhor”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, João Carlos Gonçalves.
Com um breve resumo do currículo e sua participação na construção da cidade, foram homenageados os ex-prefeitos Nivaldo Passos Kruger, Cesar Roberto Franco, Luiz Fernando Ribas Cali, Vitor Ribeiro Burko, Candido Pacheco Bastos. “Parabéns aos meus colegas e meus amigos ex-prefeitos. Continuemos amando a nossa terra, que nos viu nascer e crescer. Parabéns Guarapuava pelos seus 200 anos, jovem e rigorosa, plena de energia e de progresso”, disse, o ex-prefeito que atuou em Guarapuava entre 1977 e 1973, Pacheco Bastos. Também foram homenageados o empresário Odacir Antonelli e, representando todas as etnias afrodescendentes, Josuel de Freitas.