Hermes Kaminski é homenageado em cerimônia do I Aberto Internacional de Xadrez

10/08/2019

A emoção tomou conta do Teatro Municipal nesta sexta-feira (09), durante a cerimônia do I Aberto Internacional de Xadrez. O torneio faz uma homenagem ao enxadrista Hermes Kaminski, responsável pela organização do primeiro Campeonato Mundial de Xadrez em Guarapuava. Também era reconhecido como comunicador, escritor e compositor. “Fico feliz por Guarapuava celebrar esse artista, compreender sua importância não apenas no xadrez, mas também na arte. Um artista especial que tocou o coração de vários guarapuavanos”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Como forma de homenagear e trazer lembranças de Hermes, Leila Kaminski, filha do guarapuavano, apresentou ao lado do coral municipal e de artistas da cidade, diversas canções compostas pelo pai e que marcaram sua vida. “Me senti muito honrada por poder realizar essa homenagem. O elo mais forte que eu tinha com meu pai era a música, desde pequena eu acordava a noite com o barulho de violão. Me orgulho muito em fazer parte disso”, destacou Leila.

A deputada estadual, Cristina Silvestri, acompanhou a homenagem e, durante a cerimônia, recordou os diversos talentos do guarapuavano, referência em tantas áreas. “Hermes levou o nome de Guarapuava em vários torneios, acompanhando enxadristas de renomes. Além de amigo e cantor, era um compositor brilhante, cujo talento eu acompanhei em jingles de campanha do Cezar Silvestri. Seu nome está na história de Guarapuava”, ponderou a deputada.

Para o secretário de Esportes e Recreação, Pablo Almeida, o evento destaca o reconhecimento de Guarapuava como um polo do xadrez. “É uma alegria poder realizar o torneio internacional de xadrez em nossa cidade, depois de mais de 20 anos. Tivemos 220 inscritos, estamos trazendo grandes nomes para Guarapuava e, ao mesmo tempo, homenageando um artista singular, orgulho para todos nós”, declarou o secretário. “Não imaginava que Guarapuava teria uma competição de xadrez. É de extrema importância que as pessoas conheçam os benefícios que ele traz, principalmente, na escola e no aprendizado. Com certeza um evento muito interessante”, avaliou a estudante, Letícia Faria, 17 anos, que prestigiou a abertura do torneio.

Também estiveram presentes no evento a superintendente de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, mestre de xadrez, Jaime Sunye Neto, diretor do Torneio, Coronel Cesar Souza, secretários municipais e familiares de Hermes.

A programação continua e vai até domingo (11) com a premiação na Sociedade Esportiva Atalaia.  O evento é realizado pelo Centro de Excelência de Xadrez e promovido pela Prefeitura de Guarapuava, com apoio da Família Kaminski, Governo do Estado do Paraná e dos parceiros Federação de Xadrez do Paraná, Sesc-PR e EB Edições.

Para conferir a programação completa e as premiações das categorias, acesse o site.

Publicado em: 10/08/2019