Guarapuavanos representam o município no Campeonato Brasileiro de Judô

24/08/2018

Dez guarapuavanos conquistaram vagas no Campeonato Brasileiro de Judô e nos Jogos Escolares da Juventude, que acontecerão nos meses de setembro e novembro, em três cidades: Blumenau (SC), Campo Grande (MS) e Natal (RN). Esse é um exemplo de como a dedicação dos atletas e o incentivo ao esporte rendem resultados. “Temos muito orgulho dos nossos atletas. Eles levam o nome de Guarapuava e do Paraná para grandes eventos e sempre se destacam. Com ou sem título, todos já são vitoriosos”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Segundo o sensei Fernando Felipe de Lima Santos, da Academia Randori/Guairacá, os atletas treinam judô 10 horas semanais e fazem musculação e treinamento funcional. Eles possuem acompanhamento nutricional e psicológico. “Estamos ofertando todo a estrutura para que eles estejam preparados para enfrentar atletas de grandes clubes. O apoio da Prefeitura de Guarapuava também é importante para o grupo”, conta o professor faixa preta.

Em Blumenau, a disputa é do Brasileiro sub-15, na qual quatro atletas guarapuavanos buscam garantir vaga no Campeonato Sul-Americano. Em Campo Grande, acontece o Campeonato Brasileiro sub-13, com a participação de dois guarapuavanos. E, em Natal, a competição é para os judocas entre 11 e 14 anos, nos Jogos Escolares da Juventude – nível nacional.

Maria Augusta Brito de Araújo, 13 anos, é uma das competidoras que defendeu o título no ano passado e garantiu sua vaga. Pela segunda vez no campeonato, agora ela se sente mais preparad. “Estou com uma grande expectativa, pensando no Pan-Americano que será na Colômbia. Estou treinando bastante”, comenta a jovem, que já participou de diversas competições, garantindo o primeiro lugar na Copa Internacional Sogipa, em 2017, no Rio Grande do Sul. Além do Brasileiro, ela se prepara para a XIV Copa Rio Internacional, em setembro, no Rio de Janeiro.

Publicado em: 24/08/2018