Notícias

Guarapuavanos podem participar da atualização do plano municipal de gestão de resíduos

25/05/2020

Para definir o futuro da cidade de uma forma equilibrada e colaborativa, é imprescindível que a população participe diretamente na tomada de decisões. E quando o assunto em discussão é o ambiente em que vivemos, com reflexo direto em nosso futuro, essa rede colaborativa é ainda mais necessária. Por isso, a Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Meio Ambiente, quer envolver a população nas discussões sobre a gestão dos resíduos sólidos, através de pesquisas online.

 

“Estamos trabalhando na atualização e adequação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, que ocorre a cada quatro anos, e projeta metas voltadas ao cuidado com os resíduos produzidos na cidade nos próximos 20 anos. Dividimos essa atualização em alguma etapas e, a participação popular é fundamental para definirmos os caminhos que devemos seguir, considerando o cenário local”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

 

A atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos atende a Lei Federal 12.305/10, que institui aos municípios medidas de atenção ao tratamento dos resíduos sólidos. Em Guarapuava, o plano foi dividido em cinco etapas, que são elaboradas e executadas pela empresa Envex Engenharia, vencedora do processo licitatório. Neste momento, a empresa busca ouvir a população para que o plano cumpra com as demandas ambientais da cidade.

 

“Na primeira fase, a empresa propôs o plano de trabalho. Agora, é o momento da população opinar e mostrar o que desejam que a gestão mude em relação aos resíduos sólidos, sejam eles, resíduos residenciais, industriais ou de saúde. Todos podemos contribuir para que possamos melhorar o futuro”, declarou o engenheiro ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Cleverson Luiz Dias Mayer.

 

Os guarapuavanos podem participar respondendo os questionários online até 5 de junho. A pesquisa é composta por perguntas específicas, como produção de sacos de lixo orgânicos e recicláveis, locais de descarte e coleta. Vale ressaltar que as pesquisas também são segmentadas à empresas, indústrias, agroindústrias, população em geral e pessoas que moram no interior, com questionários diferentes para cada público. Confira abaixo o link disponível para cada um deles:

 

População em geral: https://tinyurl.com/y8v6jojl

Comércio e serviço: https://tinyurl.com/ybrs4r4r

Indústrias: https://tinyurl.com/y9bfylat

Agricultura e agroindústria: https://tinyurl.com/y9q2qule

 

A elaboração seguirá contando com participação da comunidade também em audiências públicas, previstas em etapas futuras. O Plano Municipal de Resíduos Sólidos será executado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, aprovado pelo Conselho de Meio Ambiente.