Notícias

Guarapuavanos com problemas oftalmológicos podem receber gratuitamente óculos de grau

10/05/2022

Somente em 2022, mais de 300 pessoas foram atendidas pelo programa do Departamento de Órtese e Prótese da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo Federal, que oferta óculos de grau gratuitamente em Guarapuava. O projeto, que teve início em março de 2018, atende pessoas com problemas oftalmológicos cadastradas no CISGAP (Consórcio Intermunicipal de Saúde) e que passaram por consulta com o médico oftalmologista da Rede.

 

“Esse é um projeto que vem auxiliando vários guarapuavanos durante esses anos. Sabemos do custo que é para adquirir uma lente e armação. Muitos necessitam dos óculos para o trabalho ou até para as atividades de rotina. Então, o programa traz essa qualidade de vida para essas pessoas. Além disso, elas podem escolher a armação, tudo adequadamente para cada paciente”, destacou Márcia Faria Budeneck, coordenadora do programa.

 

Para Paulo Ramos, de 70 anos, o programa vai ajudar muitas pessoas que não têm condições de comprar armação e lentes. Ele foi uma das pessoas que foram até a unidade de saúde para escolher a armação dos seus óculos. 

 

“Já faz alguns anos que eu estou usando óculos, mas o meu já venceu há uns dois anos. Esse programa é uma bênção. É a primeira vez que participo. Achei muito bom poder escolher a armação, porque é uma coisa que vamos utilizar no dia a dia e fiquei impressionado com a qualidade das coisas”, contou o morador.

 

Para participar, o paciente deve estar com o cadastro atualizado e isso pode ser feito na Unidade de Saúde mais próxima à sua casa.