Guarapuavanas ainda podem participar do dia “Dia D” do Outubro Rosa e realizar exames na Clínica da Mulher e UBS’s

16/10/2021

Neste sábado (16), acontece o Dia D da campanha Outubro Rosa em Guarapuava com programação especial pela cidade. Na Clínica da Mulher e nas UBS (Unidade Básica de Saúde) estão sendo realizados exames preventivos do câncer de colo de útero e mamografia, de forma gratuita e sem agendamento prévio.

O atendimento começou às 08h. Durante a manhã, também foi realizada uma distribuição de panfletos, na rua XV de Novembro pela equipe da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

A Clínica da Mulher foi decorada para receber pacientes de toda cidade. Entre elas, Franciele Santos que aproveitou o sábado de folga para cuidar da saúde.  “Com toda a campanha de conscientização, a gente não pode deixar de vir aqui, se prevenir, cuidar da nossa saúde. Todas as mulheres precisam ter esse cuidado”, contou Franciele.

O principal objetivo da Campanha Outubro Rosa é conscientizar sobre a prevenção de doenças que afetam parte das mulheres todos os anos. De acordo com a coordenadora da Clínica da Mulher, Sueli Ribeiro, o diagnóstico precoce é a melhor forma de evitar a piora do câncer e que, na maioria das vezes, tem cura.

“Tanto o câncer de útero quanto o de mama são assintomáticos no início, então o exame preventivo serve para ter esse diagnóstico, que se é obtido num estágio inicial do carcinoma, tem 100% de chance de cura”, destacou Sueli.

A realização dos exames segue até às 17h, na Clínica da Mulher e nas UBS do município. Para fazer o preventivo, basta comparecer com documento com foto e cartão SUS.

PROGRAMAÇÃO

Mesmo após a realização do Dia D, a programação ainda continua durante todo o mês de outubro. O exame preventivo ainda estará disponível nas Unidades Básicas de Saúde com pré-agendamento até o final de outubro, também serão feitos os pedidos de mamografia.

Na próxima quinta-feira (21), será realizada uma live do IPEC (Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava), tendo como convidada a Dra. Carolina Panis, pesquisadora na área da oncologia. Ainda no dia 27, acontece a Mesa Redonda “Conexão Rosa”, no Teatro Municipal.