Notícias

Guarapuava testa nova tecnologia para pavimentação de Estradas Rurais

28/10/2021

A Secretaria de Obras em parceria com a Surg, iniciou nesta quarta-feira (27), o testes de uma nova tecnologia que promete revolucionar a vida dos guarapuavanos que residem no campo. O produto que é utilizado na pavimentação asfáltica das estradas rurais, foi sintetizado em laboratório e apresentou um índice de resistência superior ao asfalto comum, feito com pedras.

 

 

Guarapuava possui, hoje, mais de 4 mil quilômetros de estradas rurais. E, agora com esse novo modelo de pavimentação, vamos inovar e revolucionar a vida de quem vive no nosso interior, garantindo acessibilidade e qualidade de vida para essas pessoas ”, destaca o vice-prefeito e secretário de Obras, Samuel Ribas. 

 

 

Ainda de acordo com o vice-prefeito,  esse sistema de pavimentação foi utilizado pela primeira vez na guerra do Vietnã, na construção de pistas de pouso. Há 10 anos, foi realizado um teste com esse mesmo sistema no Paraguai, e foi aprovado como uma pavimentação barata para países de terceiro mundo. “Esse novo sistema não é muito utilizado no Brasil. Mas, é comum nos EUA, Inglaterra, China, Rússia e Austrália entre outros. É um sistema ecológico porque não utiliza a pedra. É um sistema viável e de qualidade que dá continuidade ao processo de modernização da nossa cidade”, finalizou. 

 

Nesta primeira etapa, os testes estão sendo realizados em trechos da Estrada do Rocio, próximo ao aeroporto.  Após a aplicação do produto as equipes de obras iniciam a pintura de sinalização viária.